terça-feira, 2 de outubro de 2012

Por dentro da XX Avaliação Nacional de Vinhos


A safra 2012 dos vinhos verde-amarelos na taça


A safra de vinhos brasileiros 2012 pode ser degustada neste último final de semana, dia 29, em Bento Gonçalves, durante as atividades da XX Avaliação Nacional de Vinhos. Os 16 vinhos mais emblemáticos do total de 387 amostradas inscritas puderam ser degustados e avaliados às cegas pelos mais de 850 participantes de vinte estados e oito países – a maior de todas avaliações realizadas  – que ao final souberam quais eram os produtores elegidos.
 
Os 16 painelistas representaram 8 países

A colheita deste ano foi muito comemorada pelos produtores na vindima apostando que uma super safra histórica havia nascido mas, particularmente, entendo que o que presenciei no copo foi o resultado de uma boa safra, mas não a melhor de todos os tempos. As notas médias tanto de brancos como de tintos ficaram equivalentes à edição do ano passado, avaliadora da safra 2011. Trouxe-me um destaque especial um branco variedade chardonnay da vinícola Nova Aliança, e os tintos teroldego, da Vinícola Don Guerino (de Ato Feliz); marselan da Casa Valduga (vinhedos de Encruzilhada do Sul) e tannat da Almadén, agora pertencente a Miolo Wine Group, com vinhedos localizados na Campanha Gaúcha,  este unânime como sendo a melhor amostra provada e portentora da maior nota média.
 
 850 participantes puderam avaliar o que a safra 2012 apresentou

Tem chamado especial atenção a equivalência dos vinhos nestes últimos anos, fazendo com que a proximidade na percepção da qualidade do que vai ao consumidor final chegue a ótimo conceito. Esta paridade é fruto dos investimentos em tecnologia por parte das vinícolas, aprimoramento e especialização dos enólogos envolvidos e também a contribuição do clima nas diversas regiões produtivas. Nesta edição da ANV, as notas médias emitidas pelos degustadores, pelos comentaristas, pela seleção e pela mesa avaliadora ficaram entre 87 e 90 pontos.   
 
Christian Bernardi, presidente da ABE (Associação Brasileira de Enologia) falou da importância da Avaliação que há 20 trabalha lado a lado com o processo de evolução do vinho nacional. A conquista da Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos também foi enfatizada por Bernardi, que parabenizou os produtores do roteiro e chamou a atenção dos demais para seguir o modelo. Por fim, o presidente da ABE comemorou a conquista de mais um passo no processo da regulamentação da profissão de enólogo no país.
 
O Tannat da Almadén foi o tinto mais pontuado

A jornalista Sílvia Mascella da Rosa e o engenheiro agrônomo Jaime Lovatel foram os homenageados com o Troféu Vitis 2012 na categoria “Amigo do Vinho Brasileiro” e “Enológico”, respectivamente. Silvia, com um vasto e especializado currículo na área enológica, titular da Revista Adega, ressaltou: “Continuem fazendo história que eu vou continuar contando”! A ABE também fez uma belíssima homenagem póstuma a seu ex-presidente, enólogo Cleber Andrade, instituindo o “Troféu Vitis (in memorian)”, que foi entregue à família de Andrade.
 

Silvia emocionou-se com o agraciamento do Troféu Vitis 
 

No final do evento, passistas, Mestre-Sala, Porta-Bandeira e integrantes da bateria da Escola de Samba paulista Vai-Vai propiciaram um show empolgante, fazendo sacudir os pavilhões do Parque de Eventos. A agremiação levará para o Carnaval 2013 a história e encantos dos vinhos brasileiros como tema de seu desfile.

 As mulatas da Vai Vai levantaram o público com muito samba
 
Muitos vinhos desta safra já estão no mercado, principalmente os espumantes e vinhos brancos.
 
Segue a relação dos 16 vinhos mais representativos da safra 2012:

Categoria: Vinho Base Para Espumante
1. Vinho Base Espumante - Chardonnay - Domno Do Brasil
2. Vinho Base Espumante - Chardonnay/Pinot Noir - Vinícola Miolo
3. Vinho Base Espumante - Chardonnay/Pinot Noir - Vinícola Geisse

Categoria: Branco Fino Seco Não Aromático
4. Chardonnay - Luiz Argenta Vinhos Finos
5. Chardonnay - Vinícola Góes & Venturini
6. Chardonnay - Cooperativa Vinícola Nova Aliança
7. Chardonnay - Basso Vinhos e Espumantes

Categoria: Branco Fino Seco Aromático
8. Moscato Bianco R2 - Vinícola Perini

Categoria: Tinto Fino Seco Jovem
9. Gamay - Vinícola Salton

Categoria: Tinto Fino Seco
10. Teroldego - Don Guerino
11. Merlot - Vinícola Almaúnica
12. Cabernet Sauvignon - Guatambu Estância do Vinho
13. Cabernet Sauvignon - Cooperativa Vinícola Aurora
14. Marselan- Casa Valduga
15. Tannat - Antonio Dias Vinhos Finos
16. Tannat - Vinícola Almadén

Os alunos de enologia realizando o serviço da ANV


 O amigo jornalista e sommelier Daniel Arraspide
 
Este colunista viajou a convite da ABE (Associação Brasileira de Enologia), APROMONTES (Associação de Produtores de vinhos dos Altos Montes) e APROVALE (Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos) e Rede Dall’Onder de Hotéis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário