terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dolcetto D’Alba Terredavino 2010


A Itália é um produtor vinícola espetacular e composto por regiões magníficas sobre cada qual poderíamos discorrer anos e anos sem esgotar a infinidade editorial da mesma. Uma região que venho me inteirando é a do Piemonte com seus variados dolcettos, um deles que é o comentado de hoje, o D’Alba, mais especificamente o Dolcetto D’Alba Terredavino 2010.
 
Possui cor rubi muito límpida, com lágrimas médias e ligeiras na taça. Aromas frutados com cereja muito presente, tutti frutti, especiarias, amêndoas e algo químico. Boca agradável, corpo médio, fresco, leve, fruta saliente repetindo especiarias e acidez sutil mas correta. Leve amargor final. Um vinho suave, com taninos macios e muito fácil de beber, por isso a sua simpatia junto ao público feminino. Harmoniza bem com legumes grelhados, carnes vermelhas magras grelhadas, quiches, queijos duros, carpaccio, charcutaria, ensopados, aves e até alguns peixes. Minha companhia preferida é ao lado de uma boa massa à bolonhesa!
 
Possui 12,5% de teor alcoólico e ideal ser servido na temperatura de 16°C. A Dolcetto, uva que amadurece prematuramente e é de fácil cultivo, exige muito cuidado ao ser vinificada. Seu elevado grau de taninos e antocianas demanda fermentações mais curtas, que nem assim afetam a profunda cor rubi caracteristica. A Dolcetto produz vinhos que devem ser consumidos ainda jovens, entre 2 e 4 anos de sua safra. E não se confunda, pois apesar do nome ser Dolcetto, trata-se de um vinho tinto seco!
 
Você encontra os ótimos vinhos italianos na Wein Haus, loja especializada em vinhos, pelo site www.weinhaus.com.br e fone 51.3711.3665. 

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário