segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Com a palavra, Sady Homrich, consultor cervejeiro


E a Oktoberfest 2012 iniciou com mais uma variada e extensa lista de shows, exposições diversas, gente bonita, chope e é claro, muita gastronomia. Uma ótima dica são os wokshops de culinária típica alemã e cervejas harmonizadas que serão ministrados pelo SENAC, através de brilhantes chefs e consultores cervejeiros. Nos doces, a culinarista Gilda Rauber se encarregará do avental. Nos salgados teremos o chef senegalês Mamadou Abdoul Sène; o top chef Charlie Colonetti; mais Bryan Chaplin e André Damin. Apresentando as harmonizações destes pratos com cervejas especiais, Sady Homrich - Consultor Cervejeiro – e Alinne Bernd. E a entrevista de hoje é exatamente com ele, o baterista do Nenhum de Nós e Consultor Cervejeiro,  Sady Homrich!
 
Eu, Gourmet: O que exatamente faz um consultor cervejeiro?
Sady Homrich: Há várias maneiras de prestar consultoria cervejeira. Algumas mais técnicas, envolvendo construção e starts de cervejarias, desenvolvimento de receitas, gerenciamento de recursos. De minha parte, apesar de ser Engenheiro Químico não me dediquei a esse segmento. Minha atividade é ligada a análise sensorial e difusão das cervejas artesanais e especiais de qualidade, da cultura cervejeira e da zitogastronomia (harmonização com cervejas). Um exemplo disso é o projeto Extra-malte – por um mundo cervejeiro melhor -, em conjunto com o StudioClio – Instituto de arte e humanismo – e a Cerveja Coruja onde desde 2007, mensalmente, recebo convidados para um bate-papo temático acompanhado de degustações de boas cervejas de todo o mundo harmonizadas com mini-pratos criados por chefs renomados. Gosto de deixar claro que não sou mestre-cervejeiro nem biersommelier, carreiras que exigem formação específica.

E,G: Harmonização de comida com vinho é o habitual. E a cerveja? Pode ser harmonizado com qualquer prato, seja doce ou salgado, seja carne ou fruto do mar?

SH: Quando falamos em cervejas especiais, não tenho dúvidas da capacidade de harmonização. Afinal, são mais de 150 estilos que poderão harmonizar com uma infinidade de pratos. Há algum tempo as boas cervejas vem tomando lugar em jantares com menu completos, das entradas às sobremesas.
E,G: Dê algumas dicas de harmonização.

SH: As entradas frias e saladas vão bem com as cervejas mais leves, como as pilsen, witbeer e helles. Peixes e frutos do mar são bem acompanhados pelas weizen, de trigo. Carnes vermelhas com irish ales e belgian dubbel, enquanto grelhados e churrascos ficam perfeitos com as dunkel ou schwarzbier. Belgian triple e weizenbock com sobremesas, sobretudo de chocolate. Os queijos são um caso à parte: experimente a amarga IPA (indian pale ale) com um queijo gorgonzola!

E,G: Qual o prato que você comeu e até hoje não esqueceu?

SH: O Braumeisterpfandl, no restaurante da cervejaria Augustiner, em Munique. Uma inesquecível seleção de salsichas, eisbein, kassler, pato, chucrute, repolho roxo e knödel; acompanhado da maravilhosa cerveja Edelstoff!

E,G:  Qual a sua cerveja preferida? Por quê

SH: Cada momento pede um estilo de cerveja. Nas refeições procuro cervejas mais complexas, que possam harmonizar com a gastronomia. Numa festa cervejeira procuro uma sequência de cervejas mais leves no início, crescendo em corpo, teor alcoólico e pungência de sabor até chegar nas mais amargas, bem lupuladas. Uma boa dica é começar pelas cervejas artesanais locais.

E,G: De onde surgiu este gosto pelo estudo da cerveja?

SH: Foi uma afinidade natural. Minha família sempre respeitou muito essa bebida, brindávamos nas festas e tivemos antepassados cervejeiros no interior do RS. Ao estudar engenharia química conheci o processo e depois comecei a perceber as diferenças que havia entre as cervejas da época. Mas a minha coleção, que comecei em 1988 e hoje conta com mais de 1000 garrafas de cerveja cheias, foi o que mais aguçou minha curiosidade. Hoje sou colunista de cervejas da Folha de São Paulo. http://www1.folha.uol.com.br/colunas/sadyhomrich/1166241-cerveja-sem-alcool-e-cerveja.shtml

E,G: Se você gosta de cozinhar, qual é a sua receita preferida e harmonizada com qual cerveja?

SH: Em 2005 fiz uma proposta para quebrar alguns paradigmas: fondue de chocolate com frutas secas harmonizado com Eisenbahn Weizenbock, de Blumenau. Foi um sucesso!
 

E,G: É possível harmonizar música com cerveja (!!!)? Qual a sua dica para ouvir qual clássico?

SH: Se pudesse dizer que o Nenhum de Nós tem um clássico, não tenho dúvida que é a canção Camila, Camila. Fomos homenageados pela cervejaria Bamberg (de Votorantim, SP) que criou uma cerveja estilo “bohemian pilsner” chamada “Camila, Camila” marcando os 25 anos da canção que atravessou os tempos. Tem no lúpulo Saaz a mesma pegada da batida!

SADY HOMRICH é baterista da banda Nenhum de Nós, Engenheiro Químico e Consultor Cervejeiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário