quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Escondidinho!


Dizem que sua origem pode ser portuguesa, mas acredito mais em suas alegres raízes nordestinas!

O Escondidinho bem que poderia ter sua origem na culinária mineira - com o seu jeitinho manso, quieto e simpático tal qual o povo mineiro – mas este preparo popular teve nascimento em Pernambuco e vêm conquistando uma legião de admiradores pelo país afora. Surgiu pela junção do purê de aipim (macaxeira) recheado com a carne seca desfiada, em pleno sertão nordestino. De lá para cá ganhou corpo, variações e começou a criar ares de alta gastronomia, ocupando o menu de alguns sofisticados restaurantes, numa nova roupagem, mas com a facilidade e o sabor de sempre. Tem esse nome porque o recheio fica “escondidinho” dentro do purê. Acompanhe a receita do divertido Escondidinho de Carne Seca e Batata Doce.

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

Purê de batata branca
Purê de batata doce
500g de carne seca desfiada
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Sal a gosto
Pimenta do reino à gosto
Orégano à gosto
Manteiga e azeite de canola
Queijo parmesão ralado à gosto

Preparo:


Após ter preparado os purês (cozinhe as batatas brancas e noutra panela as doces, descasque e esmague cada qual em um recipiente, junte um pouco de leite, colher de requeijão ou creme de leite, uma colher de manteiga, tempere com noz moscada, sal e pimenta e esmague bem corrigindo o ponto com mais leite e reserve) aqueça o óleo de canola em uma frigideira e refogue a cebola e o alho. Acrescente a carne seca (encontra-se pronta e embalada junto aos refrigerados dos melhores supermercados) e deixe fritar. Mexa bem e corrija o sal se necessário, porém lembre-se que a carne seca já vêm salgada. Adicione um pouquinho de água fervente para deixar suculento. Unte um refratário preferencialmente cerâmico com manteiga, coloque uma camada do purê de batata branca, uma camada da carne de sol refogada e sobre esta uma camada de purê de batata doce. Salpique o parmesão ralado e o orégano e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 minutos, até dourar o queijo. Sirva em seguida.

Dica: usei na receita a batata doce amarela, a qual traz um sabor todo especial ao prato.

Você sabia:



Além do apelo popular o escondidinho tornou-se um dos pratos mais solicitados também nos botecos, principalmente nos cariocas e paulistas. Nos barzinhos da Lapa ou em alguns renomados botecos grifados de São Paulo – o Mocotó do premiado chef Rodrigo Oliveira é especialista nesta iguaria – o escondidinho é presença obrigatória no cardápio. Do tradicional aipim com carne seca podem ocorrer diversas variações – cada qual saborosa e criativa – para o escondidinho, com recheios de bacalhau, frango, linguiça, siri, cordeiro, camarão e de peixes ou mesmo trocando a mandioca pela batata, batata doce ou mandioquinha.



Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje!


Nenhum comentário:

Postar um comentário