quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Gastronomia Olímpica!


Não há como falar de Olimpíadas de Londres sem falar do prato preferido pelo ingleses.

As Olímpiadas de 2012 estão chegando ao fim! Mais uma vez entramos com muita esperança mas pouco planejamento e investimento nos nosso atletas – principalmente os que representam modalidades individuais. E não há como falarmos da sede olímpica deste ano – Londres – sem falar do mais típico prato inglês: o Peixe com Batatas Fritas, ou “Fish & Chips”, como é chamado no Reino Unido. E, mesmo Londres sendo uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, lotada de restaurantes com 3 estrelas no Guia Michelin (mais do que Paris!), ainda guarda como prato preferido este preparo bretão, popular, barato e encontrado a cada esquina, tipo fast food. O prato é preparado à base de peixe que é empanado e frito em óleo bem quente (lá, tradicionalmente usam bacalhau, hadoque ou linguado) e vêm acompanhado de batatas fritas. Além da Inglaterra tal preparo também é muito conhecido e apreciado em países de colonização britânica no século XIX, como Austrália e Nova Zelândia. Vamos a receita!
     
Ingredientes:
(para 4 pessoas)

4 porções de filé de peixe de consistência firme
farinha para polvilhar
massa para empanar
Uma xícara de farinha comum
Uma colher de chá de bicarbonato de sódio
Uma lata de cerveja
Suco de um limão
Sal e pimenta do reino à gosto
800g de batatas brancas descascadas e cortadas no sentido vertical
Óleo de canola

Preparo: 

Enxágüe as batatas e seque-as bem antes de fritar. Esquente o óleo em uma panela alta até ficar bem quente e em seguida frite as batatas por aproximadamente 3 minutos ou até que elas fiquem macias (mas não douradas). Escorra a gordura secando em papel absorvente e reserve.  Acrescente farinha a um prato e polvilhe os filés por inteiro. Para preparar a massa de empanar, acrescente farinha, bicarbonato de sódio, sal e pimenta em uma vasilha grande. Acrescente a cerveja gradualmente, até que você tenha uma massa grossa e uniforme. Misture até obter uma massa homogênea, sem caroços. Cubra por inteiro os files com a massa de empanar. Diminua um pouco o fogo (médio) e frite os filés um por vez por cerca de 8 a 10 minutos dependendo da espessura. Reserve os filés e coloque-os no forno para que não esfriem. Aumente mais uma vez a temperatura do óleo (aproximadamente 190ºC) e volte a fritar as batatas até que fiquem bem douradas e crocantes. Sirva imediatamente com molho tártaro e claro, harmonizada com uma boa cerveja, igual tal como se faz na Inglaterra!*

Molho Tártaro

Feito a base de maionese, o molho tártaro acompanha com excelência peixes e carnes, sejam eles grelhados ou fritos. A receita de molho tártaro é bem simples e rápida de fazer. A utilização do molho tártaro se popularizou no século XIII, quando os cavaleiros tártaros criaram o hambúrguer e o molho tártaro, sendo sua receita aprimorada com o tempo e adequada a cada região. Molho Tártaro é um molho culinário feito à base de maionese utilizado freqüentemente para acompanhar filetes de peixe, carnes grelhadas, carnes frias e peixes fritos ou grelhados, é uma delícia!

Em uma tigela, bata uma gema de ovo crua, uma colher de chá de vinagre e duas colheres de sopa de limão, para fazer maionese caseira, tornando o alimento mais saudável. Acrescente 200ml de azeite e duas gemas cozidas amassadas. Bata bem para que fique homogêneo. Para temperar, utilize uma colher de chá de mostarda, 1 colher de sopa de alcaparras espremidas, salsa picada 1 colher de sopa de pepinos picadinhos (conserva), sal e um fiozinho de vinagre. Misture tudo para formar uma liga.

Outra receita de molho tártaro muito apreciada leva 1 colher (chá) de cebola ralada, 2 colheres(chá) de picles picados (cenoura e pepino), 1 colher (sopa) de azeitonas verdes picadas, 1/2 colher(sopa) de alcaparras picadas, 1 colher(sopa) salsa e cebolinha picadas, 3/4 de xícara(chá) de maionese, 1 colher (chá) de limão ou vinagre(opcional) e 1 colher(chá) de mostarda, Devendo ser todos os ingredientes misturados.

O sabor é bem diferente da receita anterior, podendo ser utilizado para variar um pouco o molho. Além de muito fácil, as receitas de molho tártaro são sempre deliciosas. Para obter o maior sabor do molho tártaro, utilize-o como acompanhamento de peixes e frutos do mar, podendo também ser servido juntamente com bolinhos de carne ou de arroz. Os temperos podem ser diminuídos ou aumentados de acordo com o paladar da família. Acrescentar iogurte natural dará um toque especial ao molho. Fonte: www.receitademolho.com.br

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário