sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A cerveja


O espaço é pequeno, mas o assunto rende bastante, principalmente se for num final de tarde de um dia quente e em volta de uma mesa de bar.  Incomparável, a cerveja é a bebida fermentada mais antiga e mais consumida no mundo. Nasceu, segundo alguns historiadores, há 6 mil anos, pelas mãos dos sumários. O Código de Hamurabi (cerca de 1750 a.C.) previa severas punições aos taberneiros que fossem desonestos ao servi-la (velhos e bons tempos!!!). Durante um bom período da Idade Média, a cerveja era produzida nos mosteiros. Chegou ao Brasil na carona dos holandeses no século XVII aportando na região Nordeste. No inicio do século passado é que surgiram as grandes fábricas. A bebida é uma fermentação de uma mistura de água e ingredientes como malte, lúpulo e levedura. Podem ser de alta fermentação (de graduação alcoólica mais elevada, mais amargas e escuras) como as do tipo Ale, Porter e Stout, ou de baixa fermentação, mais adocicadas, que variam da clara até a preta, como a Pilsen, a Münchner e a Bock, As denominações “baixa fermentação” e “alta fermentação” referem-se à posição em que fica o levedo no tanque, no final da fermentação. No mundo são produzidas mais de 70 variedades de cerveja, de tonalidades e sabores bem diferentes, como os vinhos. No Brasil, a cerveja mais consumida é a do tipo Pilsen, ou seja, a “loura estupidamente gelada”.

Pilsen – é a cerveja mais apreciada pelos brasileiros. Tem baixa fermentação e é menos encorpada que as européias e não tão suave como as americanas. Possui graduação alcoólica entre 4 e 5,8%. Entre as marcas conhecidas estão Skol, Brahma, Kaiser e a americana Budweiser.

 
Ice – nasceu no Canadá em 1993, e possui um processo produtivo próprio denominado “ice process”, que consiste em resfriar a cerveja a temperaturas inferiores a zero grua, após a fermentação. Nesse frio intenso a cerveja é transformada em finos cristais de gelo, retirados no estágio seguinte. Leve e refrescante.

 
Ale – originária da Inglaterra, tem cor clara ligeiramente avermelhada. É uma cerveja de alta fermentação, amarga e com graduação alcoólica mais alta (8,5%). Combina muito bem com assados de carne vermelha e uma das mais conhecidas é a belga Duvel.

 
Bock – cerveja de cor cobre e de gosto forte. Originária da cidade de Einbeck, na Alemanha, o malte apresenta um sabor torrado e de baixo amargor. A Kaiser Bock pertence a esta categoria e é uma cerveja respeitável.

 
Malzibier – originária da Alemanha, possui cor escura e grande poder nutritivo, em virtude de seu alto teor de extrato. Levemente adocicada e saboreada muitas vezes após as refeições.
Stout – cerveja de estilo irlandês de alta fermentação e de graduação alcoólica também alta (7,5%). Tem cor preta e opaca e o seu gosto amargo lembra o café torrado. A mais conhecida no mundo é a irlandesa Guinness e por aqui temos a Xingu e a Caracu.

 
Cerveja de Trigo – mais suaves que as Pilsen, as cervejas de trigo se caracterizam por serem refrescantes e com leve aroma de frutas. Uma tira de limão acompanha muito bem estas cervejas. Uma das mais conhecidas é a Erdinger e entre as nacionais a Boehmia lançou uma série limitada de cerveja de trigo.
 

E lembre-se: beba com moderação.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário