segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Mitolo Jester Shiraz 2007


Nestes últimos meses tenho provado diversos vinhos australianos e os mesmos tem se revelado ótimas experiências, despertando cada vez mais o olhar sobre este país onde os produtores tem ousado bastante no conteúdo envasado.  Uma das grandes vinícolas daquele país é a jovem Mitolo Wines, fundada em 1999 por Frank e Simone Mitolo, responsável pela produção do Mitolo Jester Shiraz 2007, oriundo de vinhedos do distrito Willunga, ao sul do McLaren Valley e com passagem por 9 meses em barricas francesas de segundo uso.
Possui cor rubi escuro, quase turvo, com lágrimas muito densas a ponto de quase não descerrem pela taça. Aromas de café, chocolate, frutas negras (ameixa, mirtilo, cassis), passas e algo defumado, também especiarias como anis e cravo. Na boca bastante persistente, grande corpo, taninos finos, redondos, mas um pouco rústicos, levemente salgado, cereja, acidez equilibrada, final seco com amargor presente e madeira equilibrada com o conjunto. Na harmonização acompanha bem com carnes vermelhas grelhadas, carnes de caça, queijos médios e até mesmo com sobremesa à base de chocolate amargo. Possui 14,5% de graduação alcoólica e o ideal é bebê-lo na temperatura de 17oC.
A safra 2005 recebeu 91 pontos de Robert Parker; 92 pontos do International Wine Cellar, por Stephen Tanzer e 94 pontos da Australian Wine Companion, por James Halliday.
O McLaren Valley:
 
Está localizado na Península Fleurieu, a apenas 45 minutos de carro de Adelaide.  Localiza-se entre as montanhas de Mount Lofty Ranges e as praias do Gulf St Vincent, num cenário de cartão-postal perfeito. A região possui cerca de 65 vinícolas – quase todas no formato boutique, que contam também com farta gastronomia. Os primeiros vinhedos do McLaren foram plantados por John Reynell em 1838, e em 1850, estabeleceram-se duas das vinícolas mais conhecidas do país.  Além da casta Shiraz, a região também produz ótimos vinhos à base de Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Grenache, Merlot, Sauvignon Blanc e Riesling. Também pode-se encontrar Viognier, Marsanne e Sangiovese.
 
Você encontra os vinhos ótimos vinhos australianos na Wein Haus, loja especializada em vinhos, pelo site www.weinhaus.com.br ou fone 51.3711.3665. 
E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário