terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fleur du Cap Cabernet Sauvignon 2005


Gosto muito de provar vinhos diferentes, explorar as percepções extraídas de castas diferentes, novos produtores, cortes e varietais tradicionais cultivados em terroirs diversos. Uma grata surpresa que tive foi ao abrir um vinho que acabei pegando por acaso, escondido entre alguns rótulos sul-africanos, o Fleur du Cap Cabernet Sauvignon 2005. A uva Cabernet Sauvignon é originária da região de Bordeaux, na França, mas também tem uma significativa expressão na Califórnia, Africa do Sul, Austrália e Chile. O vinho apresentou cor violeta escura, levemente opaco, com lágrimas médias mas lentas escorrendo pela taça. Ao nariz trouxe de imediato um ataque de frutas negras e vermelhas – framboesa, cassis, cereja – e também um toque apimentado, chocolate amargo, café, tostado e amendoado. Percebeu-se inclusive algo herbáceo ao final. Em suma, completamente diferente dos nossos cabernets sauvignons sulamericanos, principalmente os chilenos, mais pesados. Na boca revelou um corpo médio, muito fácil de beber, com taninos domesticados, suaves. A fruta voltou a aparecer – cereja e frasmboesa - e trouxe consigo um toque apimentado e um notado amargor. Excelente equilíbrio entre acidez, madeira e fruta. Não o percebi muito gastronômico- é seco em boca -  talvez pelo seu excepcional equilíbrio com acidez bem controlada, ideal para ser degustado em “carreira solo”.

Pela complexidade apresentada o vinho pode ser uma parceria para cortes de carne de boi e cordeiro assado, alguns queijos de sabor acentuado e mesmo um filé mignon com molho escuro.

O vinho sofreu fermentação malolática em barris novos de carvalho francês onde maturou por 16 meses.

Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é servi-lo na temperatura de 16oC. 

Você encontra o vinho Fleur du Cap na Wein Haus, loja especializada em vinhos, pelo site www.weinhaus.com ou fone 51.3711.3665. 

 E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!         

Nenhum comentário:

Postar um comentário