segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Penne com Tomates Secos


Já comentei em outras oportunidades sobre o coringa que é a massa. Seja ela espaguete, talharim, penne, rigatoni, enfim, o que é divertido no preparo de uma boa massa é a base que ela proporciona ao vôo da criatividade na preparação do molho que a acompanha. Um destes molhos é o preparado com tomates secos. O tomate seco (ou “pomodori secchi”)  tem sua origem nos vilarejos do Sul da Itália, há alguns séculos atrás, onde eram inicialmente desidratados apenas pelo sol quente daquela região. Mas somente a partir da década de oitenta é que passou a ter reconhecimento mundial e a ter destaque na gastronomia internacional.  A técnica da secagem vai da caseira até a industrial, mas o fruto desidratado é temperado com ervas, alho, azeite de oliva, vinagre, sal e açúcar e assim conservado.  Para o tomate seco perfeito, deve-se usar frutos com casca mais grossa, com menos sementes e mais firmes. Pode ser usado em canapés, outros aperitivos como o sanduíche, pode compor saladas, patês e molhos, como o que apresentarei hoje na receita de PENNE COM TOMATES SECOS.

 
Ingredientes:
(para 4 pessoas)

500g de penne
180g tomates secos picados
400ml de creme de leite fresco 50g de manteiga
Um dente de alho finamente picado
Meia cebola média cortada em cubinhos

Cebolinha
Sal e pimenta do reino moída à gosto


 
Preparo:

Coloque o penne para cozinhar em cerca de quatro litros de água fervente.  Numa frigideira aqueça a manteiga e junto a cebola até dourar. Some o alho e assim que levantar o aroma junte a metade dos tomates secos. Coloque um pouco de sal e pimenta e junte metade do creme de leite cozinhando tudo por cerca de dois minutos em fogo baixo. Desligue e despeje o molho em um processador ou liquidificador e bata até ficar um creme homogêneo. Leve novamente ao fogo somando agora o restante do creme de leite e dos tomates secos. Corrija o sal e a pimenta, misture bem. Escorra a massa e junte na panela do molho, mexendo bem para incorporar os sabores e sirva em seguida, decorando com a cebolinha picada e pedaços de tomate seco picadinhos.
 

VOCÊ SABIA
 
O tomate é uma hortaliça originária da região situada na área do norte do Chile ao Equador, entre o Oceano Pacífico, os Andes, e as Ilhas Galápagos. O centro de domesticação do tomate foi o México, de onde foi levado para a Europa no período entre 1535 a 1544. De início, o tomateiro era usado como planta ornamental sendo considerado venenoso pelos europeus. Somente a partir do século XIX é que ele passou a ser realmente consumido como alimento e se difundiu pelo resto do mundo, sendo atualmente a hortaliça mais industrializada e mais importante em termos de produção e valor econômico. No Brasil, a cultura foi introduzida pelos imigrantes italianos na virada do século, tendo se incrementado com a vinda dos imigrantes japoneses. A sua industrialização iniciou-se durante a Segunda Guerra Mundial, tendo-se desenvolvido rapidamente a partir da década de 70. Hoje, o Brasil situa-se entre os maiores produtores mundiais, ao lado de Estados Unidos e Itália. O tomate é boa fonte das vitaminas A, B e C, e de sais minerais como Fósforo, Ferro, Potássio e Magnésio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário