quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O Figueira Rubaiyat


O restaurante Figueira Rubaiyat prima pelo correto serviço e comida de alta qualidade.

          Entre as opções que possuía naquela agradável noite na capital paulista resolvi ir a mais tradicional delas. Não que o tradicional pudesse sugerir algo convencional, mas sim que o preparo fosse à moda clássica, sem aditivos e superlativos da gastronomia molecular que transforma sólido em líquido, líquido em fumaça e daí por diante. Acertei na escolha: o Figueira Rubaiyat, um dos restaurantes mais famosos de São Paulo, situado na rua Haddock Lobo, bairro Jardins, surpreende mesmo os mais sedentos por novidades. O sugestivo nome vêm da imponente figueira localizada dentro do restaurante, praticamente construído em prol e em torno dela. De qualquer lugar a figueira é visível e seus galhos, metodicamente bem cuidados, estendem-se por todo o vão, quase que tocando os ambientes.
 
Na casa comandada pela família Iglesias, um batalhão de pessoas trabalham – cerca de 200! – e deslocam-se por entre as mesas numa desenvoltura e sincronia ímpar. Durante as horas que por lá fiquei, sete pessoas diferentes me atenderam, cada qual com uma função e, sempre cordial e eficazmente. A estrela da casa são os cortes de carne, com textura e maciez inigualável, seja o corte de ancho argentino ou o badalado filé de gado wagyu, aquele de origem japonesa cujas vacas ficam penduradas e recebem massagem e cerveja, além de ração especial, tudo para trazer a carne uma marmorização de gordura de grau 14, que proporciona a maior maciez possível.
 
Mas uma das opções do menu mais pedida deixa de lado os cortes e assume outra proposta muito especial, os frutos do mar. O “Caixote Marinho” é uma vasilha de barro recheada de frutos do mar (lagosta, vieiras, peixe, polvo, lulas e camarões cobertos apenas com tempero fresco, alho e azeite de oliva) que é levada ao forno aquecido a 600oC por alguns minutos e servido acompanhado de risoto de açafrão preparado em panelinhas de cobre.
 
A carta de vinhos é de causar inveja e deixar o comensal atordoado sobre o que pedir, afinal são 103 páginas de opções! O couvert é outra delícia, trazido à mesa, o prato distribui pedaços de salmão grelhado, queijo de cabra, legumes grelhados, salame italiano e para acompanhar, um pão preparado na hora, que lembra um pretzel alemão gigante, fixado numa base de madeira sui generis. 
 
E, para quem, gosta de sobremesas, uma enorme bancada convida a provar tantas quantas - das quase trinta variedades – o cliente desejar. Para quem não gosta, não há motivos para preocupação, pois ainda assim, no acompanhamento do cafezinho, várias pequenas porções de cocadinha, rapadura, macarons e uma massinha fina, doce e crocante estimulam a prova. Por fim, é servido como digestivo, uma cachaça envelhecida fabulosa!

Este é o Figueira Rubaiyat, um restaurante que serve excelência em todos aspectos, nos deixando com aquele sentimento de “quero mais”!

O restaurante Figueira Rubaiyat fica na rua Haddock Lobo, 1738, bairro Jardim Paulista, São Paulo/SP, fone 11.3087.1399 e e-mail: figueira@rubaiyat.com.br

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje.
 

 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário