terça-feira, 14 de agosto de 2012

Degustação vertical de Achaval Ferrer Quimera

Quimera é uma figura mística caracterizada por uma aparência híbrida de dois ou mais animais e a capacidade de lançar fogo pelas narinas, sendo portanto, uma fera ou besta mitológica.

Na noite da última segunda-feira, 6 de agosto, os confrades da Confraria do Sagu (Santa Cruz do Sul/RS) reuniram-se numa grande noite, cujo tema foi a Degustação Vertical do Achaval Ferrer Quimera da safra de 2001 a 2005 (e no dia 3 de setembro será a vez da degustação das safras 2006 a 2009). 

A memorável noite dispensou comentários: reunimo-nos na residência do confrade Sandor Hoppe, que junto com seu filho e também confrade Alexandre - mestre condutor da degustação -  organizaram os trabalhos, acompanhados de queijos, pães e azeites, finalizados com os inigualáveis pudins de dona Carmem.

Entre os 5 rótulos abertos, cada qual apresentou-se de uma maneira singular, com algumas semelhanças mas diferentes entre si. O "vinho da noite" eleito foi o da safra 2001, ficando a safra 2004 em segundo. A safra mais polêmica foi a 2002, devido a suas características organolépticas. Por fim o confrade Alexandre sacou um vinho surpresa para brindar conosco, o Finca Altamira 2005, da mesma bodega, cuja safra pontuou 94 e 95 pontos respectivamente pela Wine Spectator e Wine Advocate.    

Abaixo seguem algumas fotos do evento e mais descritivos:
































A Achaval Ferrer

Fundada em 1998 no distrito de Perdriel, região de Luján de Cuyo (província de Mendoza), por seis amigos sonhadores e apaixonados por vinho. Dois princípios fundamentais regem os objetivos dessa bodega: a busca pela qualidade em todos os seus vinhos e o respeito pelo terroir.

A direção técnica foi assumida pelo sócio italiano Roberto Cipresso, um dos mais respeitados e requisitados enólogos do mundo na atualidade. Especialista em vinhos de pequena produção e alta qualidade, a visão aguda e intuitiva de Cipresso tem levado a bodega a entender e interpretar de maneira brilhante as particularidades dos terroirs de seus vinhedos: Mirador, Altamira, Bella Vista e Diamante, todos localizados na província de Mendoza, aos pés da Cordilheira dos Andes, em altitudes que variam dos 700 aos 1.100 metros acima do nível do mar. As condições praticamente desérticas de clima e solo são ideais para a Malbec e outras uvas tintas. Os baixos rendimentos, os solos pobres e a intensa amplitude térmica se combinam para o amadurecimento perfeito das uvas que podem ser transformadas em vinhos de caráter, complexos, profundos e estruturados.
 
Os vinhos da Achaval Ferrer estão divididos em três conceitos. O Conceito Varietal é representado pelo vinho Malbec “básico”, que tem por objetivo expressar o caráter varietal, frutado, jovem e fascinante da Malbec argentina. O Conceito Vinho de Autor é personificado pelo Quimera, vinho no qual Cipresso tem total liberdade para trabalhar com blends de uvas e vinhedos, buscando a maior complexidade possível em cada safra. No topo da pirâmide há o Conceito Terroir, ao qual pertencem os Fincas Altamira, Bella Vista e Mirador, todos 100% Malbec de vinhedos antigos (entre 85 e 100 anos) plantados em “pé franco”. Nos Fincas o que se busca é a pura expressão e distinção dos terroirs, posto que são vinificados e amadurecidos da mesma maneira, mas provêm de distintas zonas de Mendoza.

A revista americana Wine & Spirits a elegeu “Vinícola do Ano 2009”. Jay Miller escreveu: “Achaval Ferrer está na minha lista dos melhores produtores de Malbec...” (Wine Advocate/Robert Parker, agosto/2009). No site da Wine Spectator, ao elencarmos os 10 vinhos argentinos mais bem pontuados, vamos constatar que nada menos do que 7 vinhos são Achaval Ferrer!

O Quimera


Combinação das uvas Malbec, Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot, o Quimera é um dos melhores e mais elegantes vinhos de corte bordalês do Cone Sul e nunca recebeu pontuação inferior a 92 pontos da Wine Advocate (periódico editado por Robert Parker). Amadurecido por 12 meses em barricas de carvalho francês. De cor púrpura profunda, apresenta um leque aromático de grande pureza e complexidade, com notas de frutas negras, flores, especiarias, nuanças minerais, tostados, couro. Na boca, densidade e concentração com elegância, taninos de alta qualidade e frescor na medida exata para potencializar seus sabores e persistência. Soberbo!
Fonte: www.aurora.com.br

A Confraria do Sagu


A Confraria do Sagú tem sede em Santa Cruz do Sul e é formada por onze ilustres membros advindos da mais diversas áreas de atuação profissional. Reúne-se há três anos e periodicamente realiza avaliações técnicas de vinhos através de variados métodos. Saiba mais sobre os confrades e acompanhe as degustações feitas pelo blog: confrariadosagustc.wordpress.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário