quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Magna Carta Reserva 2008


Dos vinhos portugueses os meus preferidos são os provenientes da região do Alentejo, pois as características das uvas que geralmente os compõem mostram jovialidade, corpo médio, acidez levemente ressaltada e aromas frutados conduzem os mesmos a uma quase sempre boa harmonização com a comida servida. Um bom representante daquela região é o Magna Carta Reserva 2008, produzido pela vinícola Caves Velhas. É um corte de Syrah (40%), Aragonês (40%) e Alicante Bouschet (20%) e possui coloração rubi intenso com reflexos violáceos, muito brilho e lágrimas chorosas. Logo ao sacar a rolha os aromas pronunciam-se: frutas vermelhas maduras, ameixa, amora, menta e madeira, também um toque doce, leve tostado e especiarias como cravo e noz moscada. Na boca repete a fruta mas com a madeira aparecendo, é intenso, com taninos de personalidade e acidez equilibrada mas presente, um vinho quente e jovem e também estruturado. Possui 13,5% de graduação alcoólica e ideal ser consumido na temperatura de 18°C. na harmonização vai bem com muita coisa, de peixes assados a carnes vermelhas, passando por massas e risotos com molhos médios e queijos maduros.    

A Região de Vinhos do Alentejo 



A região é quente e seca ao sul, é dominada por extensas planícies de solos pobres. As muitas horas de sol e as temperaturas muito elevadas no verão permitem a maturação perfeita das uvas, mas também exigem a irrigação das vinhas.

A vinificação tradicional da região é herdeira dos processos Romanos, como a fermentação feita em grandes talhas de barro. Nos anos 80 o Alentejo foi palco de uma vasta modernização da produção vitivinícola, com inúmeros investimentos, novo produtores e cooperativas, resultando na demarcação oficial da região em 1988 e no reconhecimento internacional dos vinhos alentejanos.

Nos vinhos alentejanos pontuam as castas Trincadeira, Aragonez, Castelão e Alicante Bouschet, resultando em tintos encorpados, ricos em taninos e aromas a frutos silvestres. As castas brancas são a Roupeiro, a Antão Vaz e a Arinto, resultando em vinhos brancos geralmente suaves, com aromas a frutos tropicais.

A Região está subdividida em oito sub-regiões nas quais se produzem vinhos DOC: Reguengos, Borba, Redondo, Vidigueira, Évora, Granja-Amareleja, Portalegre e Moura. Apresenta também uma elevada produção de Vinho Regional, que permite a inclusão de outras castas, como Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Syrah ou Chardonnay.

Você encontra o vinhos Magna Carta na Wein Haus, loja especializada em vinhos, pelo site www.weinhaus.com.br e fone 51.3711.3665. 

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário