terça-feira, 21 de agosto de 2012

A Bruschetta de Berinjela, Guisado e Queijo.


Uma das delícias da culinária italiana, a bruschetta surgiu no período da Antigüidade, entre os trabalhadores rurais italianos, que acabaram criando uma alternativa para aproveitar as sobras dos pães do dia anterior. A palavra “bruschetta” é uma derivativa de “bruscato” que em italiano significa tostado ou torrado e tem sua origem nlá na região do Lazio. A bruschetta pode ser entendida como uma refeição rápida e divertida assim como a pizza tamanha a sua versatilidade e combinações. E é esta versatilidade que tornou esta receita italiana um sucesso nas mesas do mundo todo, chegando com muita força também no Brasil, presente desde cafés da manhã até como estrela principal em variados eventos e recepções. Por aqui a bruschetta ocupa as mesas de variadas formas, desde fatias de pão dormido até massas feitas especialmente para serem levadas ao forno. Alguns ingredientes são indispensáveis na preparação além do pão: um bom azeite de oliva, pimenta-do-reino moída na hora, fogo alto e uma taça de vinho tinto, indispensável.  As preparações vão desde a mais antiga e tradicional, com azeite, sal e alho, às mais elaboradas e finas, que levam figos, geléias, presuntos, queijos variados, salmão defumado, ervas e camarão. “Um universo de possibilidades sobre um pedaço de pão untado com muito azeite de oliva” assim pode ser descrita a bruschetta. Após temperada, a mistura é tostada ou gratinada e imediatamente servida. Segundo os historiadores, a bruschetta foi muito consumida inicialmente entre as comunidades pobres da Itália e principalmente nos difíceis anos de reconstrução que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 1940 e 1950. O pão deve ficar macio por dentro e com uma casca crocante por fora. É a dica da receita de hoje a BRUSCHETTA DE BERINJELA, GUISADO E QUEIJO.


Ingredientes:

4 fatias de pão italiano cortado no sentido comprido
4 fatias de berinjela no sentido comprido de cerca de um cm de espessura
100g de queijo parmesão ralado grosso
200g de guisado pronto de carne moída
2 ovos cozidos picados
100 g de queijo muzzarella
Azeite de oliva
Meio dente de alho picadinho
Sal e pimenta do reino moída

Preparo:
Aquecer um fio de azeite de oliva em uma frigideira e dourar o alho. Colocar as fatias de pão uma a uma e tostar rapidamente em fogo alto regadas com mais azeite de oliva, deixando cerca de um minuto cada lado. Em seguida juntar mais azeite de oliva e colocar a berinjela para fritar também em fogo alto por cerca de três minutos cada lado, temperando com sal e pimenta. Untar uma assadeira com azeite de oliva e nela dispor as fatias de berinjela. Sobre elas colocar as fatias de muzzarella, a carne moída preparada, o ovo cozido e sobre ele o parmesão ralado. Regar com bastante azeite de oliva e levar ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 10 minutos.  Servir quente.

DICA DO GOURMET


As coberturas da bruschetta são ilimitadas! Elas podem sugerir desde um simples azeite de oliva até algo mais elaborado. Algumas combinações são particularmente saborosas tais como presunto de parma com figos; gorgonzola com pêras; salmão defumado e cream cheese; creme de palmito e camarão entre outras tantas. O legal desta receita é exatamente deixar a imaginação solta e preparar várias experiências para ir testando no paladar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário