quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ferran Adrià lança livro com receitas caseiras

Ferran Adrià lança primeiro livro de receitas caseiras com 93 pratos deliciosos
 
Todos os dias, a equipe de 75 membros da cozinha do lendário elBulli se sentava à mesa para comer antes de o restaurante abrir as portas. O que eles comiam? O melhor chef do mundo, Ferran Adrià revela em A refeição em família, seu primeiro livro de comida caseira, elaborado durante três anos em parceria com Eugeni de Diego, um dos chefs líderes da casa. “Pensamos que seria uma vergonha todo esse trabalho ir parar numa gaveta, acumulando poeira”, revelam os chefs que decidiram reunir todas as receitas e transformar em livro assim que souberam do fechamento do restaurante, em julho de 2011.
Ao contrário dos livros de culinária tradicionais, A refeição em família é dividido em 31 cardápios, cada um com três pratos: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Ao todo, são 93 receitas originais com o passo a passo altamente ilustrado, cronograma detalhado para o preparo de cada uma e lista de ingredientes com quantidade previamente calculada para servir 2, 6, 20 ou 75 pessoas. Apesar de combinados harmoniosamente, o leitor pode desmembrar os menus elaborados e criar uma refeição original, seja para atender às preferências dos convidados ou se adaptar à disponibilidade de ingredientes na despensa. Para isso, há também uma lista com todas as receitas divididas em entradas frias, entradas quentes, pratos principais e sobremesas.

Ferran e Eugeni oferecem a filosofia da cozinha profissional para a culinária caseira, através de um relato minucioso das atividades do restaurante. Os chefs mostram em detalhes o sistema elBulli de administrar a cozinha para o jantar dos funcionários, revelando planilhas de produção mensais e semanais, planejamento diário, o sistema de limpeza e as técnicas mais usadas. Recheado de fotos exclusivas da cozinha e dos momentos de interação entre os cozinheiros, o livro também dedica um capítulo ao preparo de receitas básicas - molhos e caldos - dicas de compras, armazenamento, organização, além de um guia ilustrado com 42 utensílios básicos para a cozinha.
A refeição em família é um valioso guia para qualquer restaurante que alimente sua equipe e uma ótima ferramenta para aqueles que apreciam comida saudável, balanceada e variada. Para Ferran Adrià e Eugeni de Diego, o conteúdo do livro representa mais uma forma de pensar sobre comida do que uma forma de cozinhar. Para eles, a comida oferecida aos funcionários tem grande influência nos pratos que são servidos no restaurante. “Nós acreditamos que, se estivermos comendo bem, estamos cozinhando bem”.
Em meio às sobremesas se destacam os cookies de chocolate, os macaroons de coco e a banana com limão-galego. As deliciosas opções de prato principal incluem carneiro com mostarda e hortelã, arroz negro com lula e carne de vitela com vinho tinto e mostarda. Para os que não possuem experiência na cozinha, o cheeseburguer com batatas fritas, favorito dos funcionários do elBulli, é sucesso entre crianças e adultos.
 
O Autor
 
O chef espanhol Ferran Adrià é considerado um dos melhores chefs do mundo. Seus pratos inovaram a cozinha mundial com espumas, gelatinas quentes e molhos encapsulados em esferas. Expert em gastronomia molecular, esteve à frente do lendário restaurante elBulli por 24 anos e fez dele o melhor restaurante do mundo em 2006, segundo a revista The Restaurant. Apesar do restaurante ter fechado suas portas em julho de 2011, Ferran Adrià ainda é considerado um dos chefs mais criativos e revolucionários do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário