quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Jazz, blues e Jambalaya!


Para alguns parece um risoto, para outros um tipo de paella, mas o Jambalaya possui sua própria identidade.

O Jambalaya tem sua origem – assim como a maioria dos pratos tradicionais – envolta em polêmica e suposições. O certo é que se confunde com a própria história da colonização norte-americana. 

No século XVII, os Creole, exploradores franceses, ocuparam Nova Orleans, as margens do Rio Mississipi e, no século seguinte, a mesma região da Louisiana e o seu povo de origem canadense, os Acadians,  - também conhecidos como Cajuns pelos índios nativos - foram tomados pelos colonizadores espanhóis. A isso tudo somou-se os escravos africanos trazidos, os imigrantes italianos da Sicília, os mulatos refugiados do Haiti e os imigrantes alemães, sendo que desta junção surgiram as cozinhas cajun e creole que praticamente se fundiram dando origem, enfim, ao Jambalaya, ao jazz e ao blues. 

O arroz é o principal ingrediente deste incrível e rústico prato que pode ser somado a uma infinidade de ingredientes tais como camarões, pimentas, linguiças, frangos, bacon e variados legumes, tudo muito picante e robusto, temperado com a cor vibrante do açafrão. Também pode levar cordeiro, queijo, polvo e lulas, bacalhau e outros peixes. Um prato típico da região sul dos Estados Unidos, que nos lembra um pouco da cultura negra da Louisiana em Nova Orleans. A seguir esta deliciosa receita!

 

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

3 colheres sopa de óleo de canola
350g de lingüiça cortada em fatias
Meia xícara de aipo cortadinho
Duas cebolas pequenas picadas
Um pimentão vermelho picadinho
Dois dentes de alho bem picadinho
Duas xícaras de caldo de galinha
4 tomates sem pele maduros e picados
Uma folha de louro
Pitada de açafrão
Pitadas de pimenta tipo Tabasco
Pitadas de orégano e de tomilho
Pimenta preta moída e sal à gosto
Uma xícara e meia de arroz
350 g de camarão limpo e sem cascas
Um peito de frango cortados em cubinhos
Cebolinha verde e salsinha à gosto


Preparo:

Tempere o frango com limão, sal e pimenta. Frite o frango no óleo e quando estiver dourado acrescente a lingüiça, a cebola, o alho, o pimentão e o aipo. Adicione o tomate, o caldo de galinha, a folha de louro, o óregano, o tomilho, o açafrão, a pimenta e mexa bem. Aumente o fogo e deixe ferver por 10 minutos, mexendo eventualmente. Some o arroz e cozinhe por cerca de 15 minutos. Adicione o camarão e deixe por mais 3 minutos ou até o arroz estiver cozido. Desligue o fogo e deixe a panela descansar destampada por cerca de cinco minutos. Acrescente a cebolinha verde e a salsinha. Sirva a seguir.

Você sabia:



A maioria acredita que a nomenclatura Jambalaya veio da palavra espanhola para presunto, jamón, um ingrediente principal nos Jambalayas da primeira metade do século XVIII. 

John Mariani em “The Dictionary of American Food and Drink” oferece uma origem mais colorida para o nome: Um senhor hospedado em uma pousada de Nova Orleans, tarde da noite não encontrara nada para comer em seu aposento. 

O então proprietário disse ao cozinheiro da pousada, cujo nome era Jean, para que misturasse algumas coisas juntas –balayez - no dialeto da Louisiana. Maravilhado com o sabor e a surpresa com a montagem do prato, o senhor acabou batizando-o como “Jean Balayez”. primeira referência encontrada à palavra foi escrita em 1872.


 
Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário