terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Gratin de Batatas com Salmão e Queijo Brie

Sabe aquele restinho de salmão que sobra quando se prepara o mesmo na grelha ou no forno? Pois é, se você tem por hábito jogar fora pode ir mudando os seus conceitos, pois as sobras de salmão – e de tantas outras receitas – podem ser aproveitadas na criação de um novo prato ou uma reapresentação de um atual. No final de semana passado tirei do congelador nacos de salmão grelhado, e depois de descongelar no micro, desfiar e puxar na manteiga e azeite de oliva com especiarias, montei uma apresentação com batatas cozidas, resultando num “restô” muito interessante. E o motivo da colocação desta receita é exatamente estimular o não desperdício de alimentos, o uso adequado e a criatividade na transformação dos pratos. A seguir o Gratin de Batatas com Salmão e Queijo Brie.

Ingredientes:
(para 4 porções)

400g de resto de salmão desfiado
150g de queijo brie sem a casca e picado em cubinhos
400g de batatas brancas descascadas e cortadas em fatias finas
100 ml de vinho branco seco
50g de manteiga
3 colheres de sopa de azeite de oliva
Um dente de alho picadinho
Meia cebola média picadinha
Cebolinha verde picada
Endro
Sal e pimenta branca moída

Preparo:

Coloque as batatas para cozinhar numa panela com água e sal até que fiquem macias. Escorra-as e reserve. Em uma frigideira coloque metade da manteiga e o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho. Junte o vinho branco e deixe evaporar o álcool (cerca de 3 minutos). Acrescente o salmão, misture bem e refogue por cerca de 3 a 4 minutos apenas para aquecer e incorporar os sabores. Acerte o tempero com o sal e a pimenta e reserve. Para a montagem pode ser usado dois modos diferentes. Untar um refratário com manteiga, acrescentar as batatas em camadas e levar ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 15 minutos. Retirar do forno, salpicar com o endro, adicionar pequenos pedacinhos de manteiga, e sobre as batatas colocar o queijo picado e o salmão, formando outra camada. Regar com o azeite de oliva e levar novamente ao forno por cerca de 5 minutos. Retirar, juntar a cebolinha verde picada e servir!

Este mesmo preparo pode ser feito com um aro de metal, montando dentro dele as camadas e depois servido empratado, como na foto! Para decoração pode ser usado um fio de couli de pimentão (quase um purê de pimentão), massa negra frita e ervas.

Você sabia:

De origem francesa, o queijo Brie é fabricado no Brasil, com a mesma tecnologia do queijo Camembert, ficando as diferenças mais por conta do formato do que das propriedades organolépticas. É um queijo de massa macia e quebradiça, maturado externamente pela solução do mofo Penicillium Candidun, que lhe confere sua característica casca branca aveludada. Por isso também é conhecido como queijo de mofo branco com odor de amoníaco característico. O ponto ideal para ser consumido apresenta-se entre 25 e 40 dias após sua fabricação. Com essa maturação terá adquirido sua massa cremosa e seu característico sabor. Destinam-se a consumo puro, em tábuas de queijos ou saladas ou podem ser usados em versões culinárias quentes. Servem também como sobremesa, acompanhado de frutas e geléias.
          

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário