terça-feira, 9 de agosto de 2016

Prosit! - Tripel Karmeliet: fácil de beber!


Os estilos belgas mais famosos dubbel, tripel e quadrupel, referem-se tradicionalmente a graduação crescente de álcool, mas a graduação alcoólica nem sempre aparece em boca. Esta é a característica do estilo em questão, que é uma das portas de entrada ao mundo das cervejas belgas. As Tripel caracterizam-se por seu equilíbrio entre os diversos tipos de malte, e normalmente são cervejas mais fáceis de serem tomadas pelos iniciantes nos estilos belgas.

A Cervejaria Bosteels tornou-se conhecida por fazer uma das cervejas mais icônicas que já chegaram ao mercado nacional, seja pelo se processo champenoise ou por seu alto custo, a Deus. Mas esta terá que esperar, não será o nosso alvo hoje.

Menos conhecida e menos cara, a Tripel Karmeliet teve sua receita criada no ano de 1679 por monges carmelitas, na cidade de Dendermonde próxima a Bruxelas. Mesmo com os inúmeros testes feitos nos anos 90, ainda hoje utilizam a mesma combinação baseada no uso de três grãos: trigo, aveia e cevada, a qual se mostrou ideal no decorrer de mais de 300 anos.

Realmente, cada vez que é aberta libera um aroma frutado potente, com notas de bananas, casca de laranja, pêssegos, carambolas, entre outras frutas amarelas. A cerveja tem aparência extremamente limpa, em tom dourado excepcional, a mesma limpeza se reflete em sua espuma que é cremosa e persistente. Em boca, um toque doce derivado da aveia é logo atenuado por um final seco e duradouro, equilíbrio perfeito.  Combina muito bem com pratos delicados como risoto de abobrinha, bruschettas de tomate e manjericão, queijo gorgonzola ou também experimente na sobremesa com uma torta de laranja.


Possui 8,4% de graduação alcoólica.

E lembre-se: se beber, não dirija!

Prosit!


*artigo de Matheus Muller  

Você encontra esta e dezenas de rótulos de cervejas especiais além de cortes de carne premium das raças Angus e Hereford, complementos, molhos, geleias e especiarias na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário