terça-feira, 16 de agosto de 2016

Prosit! - La Trappe Dubbel e os monges holandeses


Você certamente já ouviu falar de monges produzindo ou bebendo vinhos, mas muitos mosteiros são especializados em produzir o liquido de cevada. Os mais famosos, são os monges trapistas, que caso sigam rigorosos padrões levam o selo de "Authentic Trappist Product" certificando que o mosteiro seguiu os seguintes pré-requisitos:

A cerveja deve ser produzida dentro das paredes do mosteiro, por monges ou com sua supervisão. A renda sobre a sua venda deve suprir os custos de manutenção dos monges, de seus terrenos e instalações e o excedente deve ser doado a instituições de caridade para trabalhos sociais e ajudar pessoas necessitadas. E sua publicidade e comunicação devem ser marcadas por honestidade, sobriedade e modéstia adequada ao contexto religioso em que a cerveja é produzida.

Embora em parte relacionado, a origem de seu nome não tem a ver com trapos. Ele se origina da Abadia Cisterciense de La Trappe, no sul da França, onde seu herdeiro renunciou toda a sua riqueza e tornou-se monge, apelidando assim os promotores da Ordem de Cister pelo nome Trapistas. E mais tarde emprestou seu nome à cervejaria aqui em questão.

No mundo hoje somente doze levam este selo: seis na Bélgica, uma na Áustria, uma nos Estados Unidos, uma na Itália, uma na França e duas na Holanda, uma delas a cervejaria Koningshoeven ou simplesmente a La Trappe. Esta produz cervejas desde 1884, e em sua totalidade cervejas de alta fermentação.

Esta Dubbel, seguindo o seu estilo, tem uma linda coloração marrom claro ao vermelho rubi, espuma constante e cremosa, linda! Aroma leve de caramelo, tostado e chocolate. Quando em boca, seu equilíbrio é constante com notas de frutas secas e caramelo. Perfeita para acompanhar pratos pesados, fica excelente com churrasco de cordeiro, entrecôte grelhado e azeitonas.

Possui 7% de graduação alcoólica.

Prosit!

E lembre-se: se beber, não dirija!

*artigo de Matheus Muller

Você encontra esta e dezenas de rótulos de cervejas especiais além de cortes de carne premium das raças Angus e Hereford, complementos, molhos, geleias e especiarias na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário