quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A dieta de uma lenda!


Michael Phelps ultrapassou todas as fronteiras esportivas e tornou-se o maior medalhista olímpico da história. Tudo regado a muitas calorias!



Nesta Olimpíada tive a oportunidade de assistir ao vivo, na Arena do Futuro no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, uma lenda do esporte, o nadador americano Michael Phelps, dono de nada mais nada menos que 23 medalhas de ouro (5 destas na Rio 2016)! 

Muitos foram os comentários nas redes sociais questionando se o nadador era realmente humano ou algum alienígena disposto a hipnotizar a nossa raça com seus feitos. O fato é que além do cara ser bem humano, preparou-se como nunca para encerrar sua carreira no Brasil, do jeito dele, ganhando medalhas douradas. Mas este fantástico desempenho não veio por ação do candomblé - como acusou o técnico do saltador francês Renaud Lavillenie na derrota de seu pupilo para o brasileiro Thiago Braz – mas sim pelo rigoroso treinamento tanto físico como mental e acompanhamento por profissionais de várias áreas inclusive nutrição, esta das mais importantes para os desafios conquistados. 


Phelps chegou a consumir 12.000 calorias por dia para aguentar seu rígido treinamento que contemplava 6 horas por dia na água, 2 horas de exercícios e alongamentos e ainda horas de recuperação desta maratona diária - chega a nadar 80 km por semana em dois treinos ao dia, seis dias por semana. Tudo para gerar energia suficiente para nadar como um peixe e manter absurdos 3% de gordura no corpo! Esta quantidade de calorias diárias é praticamente o que um adulto normal consome em uma semana segundo a OMS. Sua dieta iniciava no café da manhã devorando três sanduíches com frituras (ovo, cebolas, batatas) além de queijo, alface, tomate e muita maionese. Para acompanhar, três xícaras de café e uma omelete com cinco ovos e uma tigela de cereais. O café encerrava com mais três fatias de torradas com açúcar e três panquecas de chocolate. Ufa, para mim seria alimento para 10 dias... Aí vinha a queima com horas de treinamento até o “tímido” almoço: meio quilo de macarrão, dois sanduíches grandes com queijo e presunto e novamente muita maionese. Para digerir, mais mil calorias vindas de bebida energética. Um pouco de descanso, mais treinamento com absurda exigência física e brindemos o jantar: novamente meio quilo de macarrão, uma pizza inteira de muçarela, e mais mil calorias de bebida energética. Após, apenas o leve e tranquilo “sono dos justos” nos braços de Morfeus! 


Esta ingestão alimentícia toda não traduzia-se num saudável hábito alimentar, afinal milhares de calorias vindas de frituras, doces e muita bebida energética carregavam os níveis de colesterol e sódio muita acima do recomendado. No preparo para a olimpíada no Brasil o fenômeno de 31 anos mudou. Hoje sua dieta é mais regrada sendo composta de cerca de 4.000 calorias diárias e está ocupada com frutas frescas e passificadas, vegetais, cereais e grãos integrais. 

E ainda assim faturou 6 medalhas, sendo 5 de ouro! Estou começando a achar que este rapaz é um alienígena...




Você sabia:

Veja o que ele costumava ingerir em apenas um dia, por exemplo, e o que ele consome agora:

Dieta em 2008
Dieta em 2016
Até cinco lanches com ovos fritos, queijo, presunto cebola e muita maionese
Aveia
Café
Omelete com presunto e queijo
Omelete com até cinco ovos
Frutas frescas
Tigela de cereais
Café
Três fatias de pão branco
Carnes magras
Três panquecas com chocolate
Vegetais frescos
Massas (almoço e jantar)
Duas fatias de pão integral
Pizza (1 por dia)
Almondegas marinadas
Muita bebida energética
Água

Aos nove anos foi diagnosticado com portador de déficit de atenção. Possui tornozelos extraordinariamente flexíveis (15 graus mais flexíveis do que a média), pernas mais curtas e leves que o normal e um trapézio excepcionalmente estruturado. A envergadura de 2 metros (distancia entre os braços abertos) maior que altura (1,93m), é mais comum e natural em um individuo a altura ser superior a envergadura, e o pé numero 48 semelhante ao “pé de pato” usado por mergulhador. O corpo de Michael Phelps é único em suas medidas, tem superdesenvolvimento no que ajuda na performance e atrofiado o que não precisa ou atrapalha, “ele usa ate as orelhas de abano como nadadeira”.


No final de setembro de 2014, o nadador foi detido por condução sob o efeito de álcool. Michael Phelps fechou-se em casa durante dias, recusando-se a ver ou falar com quem quer que fosse. Nem a mãe conseguia chegar até ele. A determinada altura, enviou uma mensagem ao seu agente: “Não quero continuar a viver”. No seu círculo mais próximo, os alarmes soaram. E, por isso, aconselharam-no a cumprir um período num centro de tratamento. “Tinha muito medo. Não estava preparado para mostrar-me vulnerável”, confessou Phelps ao The New York Times, semanas antes de partir para o Rio de Janeiro. Depois de 63 provas olímpicas numa distância total de 11.800 metros, distribuídas por cinco Jogos Olímpicos, 28 medalhas (23 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze) Michael Phelps está preparado para declarar a carreira encerrada.

É pai de Boomer Phelps, de 3 meses, que o acompanhou junto a mãe Nicole e Deborah, mãe de Phelps, em todas as provas disputadas no Rio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário