terça-feira, 30 de agosto de 2016

O Peito de Frango ao Molho de Cogumelos!


Hoje apresentamos uma receita que parece complicada mas que não é, ideal para estes insinuantes dias frios que começam a se aproximar. As receitas com funghi secci , ou simplesmente cogumelos desidratados, são inesgotáveis em sabor e em criatividade. Além de serem muito apreciados como molho em massas, possuem passagem livre entre risotos, estrogonofes, peixes e carnes de frango, sendo que esta última seguiremos adiante. Apreciem!

Peito de Frango ao Molho de Cogumelos
 

Ingredientes:
(para 2 pessoas)

2 filés de peito de frango sem pele – cerca de 400 gr
1 pacotinho de cogumelos desidratados – funghi secci
meia cebola pequena
1 tomate
1 dente de alho
salsinha
pimenta do reino
sal
manteiga
limão
1 tablete de caldo de galinha
requeijão cremoso

Preparo:

Abra os filés de peito de frango de modo que fiquem mais finos para poder fritar melhor. Tempere com algumas gotas de limão, pimenta do reino moída na hora e sal. Reserve por 30 minutos para pegar gosto. Feito isto derreta um pedaço de manteiga na frigideira, aqueça e frite os peitos até dourarem – cerca de 10 minutos.
Coloque os cogumelos desidratados e secos numa vasilha. Acrescente água morna e deixe hidratar por cerca de 30 minutos. O cheiro amadeirado é divino!
Quando hidratarem, retire os cogumelos da vasilha, esmagando-os com a mão, para liberarem toda a água. Reserve o líquido, pois iremos usá-lo para a feitura do molho. Pique os cogumelos em pequenos pedaços, coloque uma pitadinha de sal e reserve. Aqueça um pedaço de manteiga na frigideira e acrescente a cebola e o tomate cortados em pequenos cubinhos, o alho picado e os cogumelos. Frite por cerca de 3 a 4 minutos e vá acrescentando aos poucos o caldo proveniente da hidratação dos cogumelos. Acrescente o caldo de galinha e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos. Tempere com o sal e com a pimenta do reino.

Para a montagem do prato, basta aquecer o filé de peito de frango, colocá-lo no prato e sobre este colocar uma colher de requeijão cremoso. Acrescentar a salsinha picada e em seguida dispor o molho de cogumelos generosamente. Servir com arroz branco e uma salada verde de rúcula e alface.

Dicas:

Encontra-se o cogumelo desidratado em qualquer supermercado de sua região.
Utilizamos algumas gotas de limão para livrar o frango de seu cheiro característico.
O requeijão cremoso é utilizado para quebrar o sabor forte do cogumelo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário