quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A Sopa Vichyssoise



O alho poró realça o sabor desta sopa criada por mãos francesas mas com pés em Nova Iorque!

Esta receita foi originalmente criada pelo francês Louis Diat, chef do restaurante do nova-iorquino hotel Ritz-Carlton. O nome é uma homenagem a cidade natal do chef. A mistura do alho-poró com batata torna a sopa muito saborosa, cremosa e aromática e pode ser degustada tanto quente quanto fria. Seu preparo é fácil e rápido e exige muito pouco do cozinheiro que se habilita a cozinha-la. Confira a seguir a receita da Sopa Vichyssoise.



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

4 batatas brancas grandes descascadas
2 alhos porós médios fatiados
1 cebola média picada
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 litro de caldo de galinha
Pitada de noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
200ml de creme e leite

Preparo:

Corte a batata em cubos de cerca de 2 cm. Aqueça a manteiga e refogue o alho poró e a cebola picada até murchar. Junte a batata e o caldo de galinha, tempere com a noz-moscada, o sal e a pimenta e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Se precisar, adicione um pouco de água fervente. Use um batedor para bater a sopa ou coloque tudo no liquidificador, deixando-a bem cremosa. Junte o creme de leite, bata mais um pouco e sirva acompanhado de pão.

Dicas:

*Pode-se equilibrar os sabores aumentando ou diminuindo um de seus ingredientes. Para uma sopa menos intensa de sabores, basta usar apenas um talo de alho poró. Usar um pouco das folhas deste vegetal traz um toque herbáceo e mais picante ao caldo.
*Ao invés de pimenta de moer, um toque de tabasco pode substituí-la.
*O creme de leite pode ser substituído por boas colheradas de requeijão, isto deixará a sopa ainda mais cremosa e com um toque fabuloso.      


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário