domingo, 30 de agosto de 2015

Enólogo Dirceu Scottá palestra na Confraria do Sagu

No último dia 26 de agosto, o enólogo Dirceu Scottá, da vinícola gaúcha Dal Pizzol, esteve em Santa Cruz à convite da Confraria do Sagu – confraria de vinhos da cidade – expondo um pouco de seu trabalho e sobre a vinícola da Serra Gaúcha. 

Dirceu Scottá
 
Dirceu realizou amplo debate sobre cultivo e mercado do vinho    
Dirceu, que já foi presidente da ABE – Associação Brasileira de Enologia, organizadora da Avaliação Nacional de ninhos – e eleito Enólogo do Ano em 2012, distribuiu aos presentes pinceladas de seu didático e versátil conhecimento, municiando a todos com valiosas informações principalmente dos manejos enológicos. Vinhos orgânicos, sistema de plantio, mercado nacional e internacional e ANV foram alguns dos temas abordados na sede da ILT Tabacos.  

Confraria do Sagu
Foram degustados e comentados pelo palestrante seis rótulos de vinhos e dois espumantes da Dal Pizzol: Rosé Brut, Brut Traditionelle, Chardonnnay 2014, Gamay Beaujolais 2015, Do Lugar Cabernet Franc 2013, Ancellotta 2012, Enoteca 2011 e a série comemorativa Dal Pizzol Quarenta Anos. Os confrades dividiram os votos do “vinho da noite” ficando o Gammay com 50% dos votos; Cabernet Franc com 25% e Quarenta Anos com 25%.

Vinhos e espumantes da Dal Pizzol foram degustados
O cardápio da noite ficou a cargo da equipe da chef Mariana Almeida que serviu Quiche de alho poró com mix de folhas verdes e amêndoas e Filé ao molho de gorgonzola e cebolas carameladas.

O enólogo Dirceu Scottá foi homenageado com uma placa pelo seu incansável trabalho de desenvolvimento da viticultura nacional.

Enólogo recebeu placa da confraria
Os vinhos degustados

Dal Pizzol Gamay Beaujolais 2015

Um vinho para ser degustado logo após o envasamento como todo Beaujolais. Mostrou-se com coloração grená violácea, muito límpida e brilhante, com lágrimas médias e ligeiras na taça.

Aromas elegantes trazendo framboesa, cereja, morangos, também frutas brancas como banana, pomelo e melancia branca. Boca equilibrada, boa acidez, fruta destacada, persistência média. Fresco, jovem e com taninos finos. Retrogosto agradável.

Pode ser degustado em carreira solo ou na companhia de frutos do mar com gordura, queijos brancos, cordeiro magro, frango grelhado e carne suína magra com molhos leves.
Um vinho leve, jovem, descolado!  Um dos raros Gamays nacionais que deixa gostinho de quero mais.    

Possui 12,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 10oC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário