quinta-feira, 26 de julho de 2018

O filé ao molho caçador!




Um corte e um molho tradicional juntos só pode dar um excelente resultado!

O filé mignon pode ser preparado de diversas formas e cocções. Hoje apresento uma receita que é uma delícia e envolve a feitura também de um molho saborosíssimo e clássico da cozinha francesa encontrado no livro Chef Profissional do Instituto Americano de Culinária, elaborado com vinho, cebola, cogumelos e um pouco de polpa de tomate. Confira o filé ao molho caçador!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1kg de filé mignon limpo e sem aparas
100g de bacon em fatias finas
200g de cogumelos frescos fatiados
1 cebola picadinha
200ml de caldo de carne
1 colher de chá de amido de milho
1 colher de sopa de polpa de tomate
30g de manteiga
250ml de vinho branco seco
100ml de conhaque
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher sopa azeite de oliva
Sal e pimenta à gosto

Preparo:

Corte o filé mignon em pedaços de cerca de 5 a 7 cm de altura. Tempere com sal e pimenta e enrole as laterais com fatias de bacon amarrando com barbante. Derreta metade da manteiga e junte o azeite de oliva em uma panela e doure os pedaços de filé virando a cada lado. Retire e reserve a carne. Retire o excesso de gordura da panela mas deixe um pouco. Leve a panela a cebola e os cogumelos para dourar e junte o vinho branco e o conhaque. Deixe evaporar o álcool em fogo alto por cerca de 3 minutos. Junte o caldo de carne, o amido e a polpa de tomate. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo para reduzir o molho e concentrar os sabores. Junte os filés, corrija o sal e pimenta e deixe cozinhar em panela coberta por cerca de 10 minutos. Poucos minutos antes de servir, junte a salsinha e o restante da manteiga. Sirva o filé cobertos com o molho reduzido e acompanhado de batatas cozidas.
      
Você sabia?


Uma grande fonte inspiradora para criação de novas receitas ou mesmo um guia para elaboração de receitas clássicas, sejam salgadas ou doces, sejam pratos principais, entradas, molhos, técnicas de preparo ou dicas de utilização e insumos, o livro Chef Profissional do Instituto Americano de Culinária é a “bíblia” dos experts em cozinha junto com o Larousse Escola de Cozinha. O Instituto Americano de Culinária há mais de setenta anos é considerado o padrão de excelência em educação no setor e o Chef Profissional é a publicação em que o instituto compartilha esse altíssimo nível: fotos elaboradas, técnicas detalhadas e precisas, receitas que vão desde as preparações clássicas até as tendências contemporâneas. Já está em sua 9ª. edição aqui no Brasil impressa pelas mãos do Senac e busca aprimorar ainda mais o fazer do amante de cozinha, enfatizando os procedimentos e a harmonia entre os ingredientes em cada preparo. Traz centenas de receitas, ingredientes, técnicas e regiões. Você encontra nas melhores livrarias!

Você encontra cortes de carne bovina e de cordeiro além de complementos para o churrasco, como acessórios, queijos, frios, molhos, belisques e bebidas- cervejas e vinhos – além de cestas para presentes na Sorro Carniceira, na Rua Marechal Deodoro 05, fone (51)3902-0630 em Santa Cruz do Sul, e o horário de funcionamento é de terça a sexta das 10:30 às 13:00 e das 16:00 às 21:00, sábados das 09:00 às 13:00 e das 15:00 às 21:00, domingos e feriados das 09:00 às 13:00.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário