terça-feira, 17 de julho de 2018

Melhor espumante do Cone Sul é brasileiro e é um Moscatel!


Já é hora de críticos e alguns enófilos pararem de torcer o nariz com relação a um dos tipos de espumante mais vendidos por aqui, pois o Moscatel mais uma vez mostra que a combinação entre tradição, conhecimento e inovação permite produzir rótulos de qualidade internacionalmente reconhecida de mais uma vez pelos tanques da Cooperativa Vinícola Garibaldi. 


Foi em outubro do ano passado. Como um dos jurados do Concurso do Espumante Brasileiro em Garibaldi, mais um grandioso evento organizado pela ABE - Associação Brasileira de Enologia tive o privilégio de degustar mais de 50 rótulos de espumante, às cegas, como integrante de uma das mesas degustadoras. E a primeira leva de espumantes foi de Moscatel. E pasmem, a melhor nota desta mesa formada por enólogos e jornalistas de todos os dias de degustação foi atribuída a um Moscatel Rosé espetacular. 

Portanto, a qualidade deste espumante produzido no Brasil e sua colocação entre os melhores do mundo em vaiados concursos atesta a sua predileção e excelência. E mais uma vez um concurso laureou um Moscatel gaúcho elaborado pela Cooperativa Vinícola Garibaldi, considerando-o o melhor espumante do Cone Sul deste ano - o Garibaldi Moscatel - que recebeu medalha Gran Ouro no importante concurso Catad'Or Wine Awards, realizado em Santiago, no Chile.

“É um processo contínuo, que exige planejamento e dedicação, desde o aproveitamento do terroir específico de nossa região, acertadamente conhecida como ‘terra do champange’, passando pelo cuidado de orientação junto às famílias associadas, o recebimento e a seleção das uvas e o uso de tecnologia de ponta para as etapas de vinificação e envase. Portanto, o título de ‘Melhor Espumante do Cone Sul’ coroa esse trabalho, provando que a Serra gaúcha tem ótimas condições para a produção da variedade moscato – um equilíbrio que a Cooperativa Garibaldi encontrou e sabe explorar cada vez melhor”, avalia o presidente Oscar Ló.

Com foco na elaboração de espumantes, uma equipe de agrônomos e enólogos atua próxima aos associados, passando informações sobre necessidades particulares para o cultivo de cada variedade de uva. “No caso do espumante Moscatel, focamos em uvas moscato específicas para dar origem a uma bebida mais aromática – característica marcante nesse produto. Além disso, orientamos os produtores para que priorizem variedades mais resistentes ao nosso clima, garantindo melhor desempenho de safra mesmo em anos mais difíceis. Assim, recebemos uvas com ótimo equilíbrio de acidez e açúcar para produzirmos bebidas que conquistam os mais diversos paladares”, explica o enólogo Ricardo Morari. “Geralmente se pensa que o espumante Moscatel é um produto mais simples, mas buscamos valorizar ao máximo o potencial da uva moscato para que a bebida tenha aromas agradáveis e ótima cremosidade em boca. Acredito que esse seja nosso grande diferencial para conquistar o título de melhor espumante do Cone Sul em um concurso tão importante como o Catad'Or Wine Awards, que existe há 23 anos”, completa.

O Melhor Espumante do Cone Sul

Elaborado pelo processo Asti, o Garibaldi Moscatel possui coloração clara com reflexos esverdeados e aspecto brilhante, além de ótima formação de perlage. No olfato, aromas com notas de melão, maçã verde, flores brancas e um toque de mel são mais marcantes. Em boca, acidez e açúcar equilibrados garantem suavidade e refrescância. e  melhor, com preço médio na casa dos R$ 33,00. 

Sobre a Cooperativa Vinícola Garibaldi

Em 2018, a Cooperativa Vinícola Garibaldi celebra a passagem de seu 87º aniversário, festejando a concretização de mais um ano em sua história – que começou a ser escrita pela união de diversas famílias de agricultores como alternativa para vencer as dificuldades econômicas do país na época. Atualmente, congrega 400 famílias associadas, distribuídas em 15 municípios da Serra gaúcha. Seu portfólio tem cerca de 60 produtos distribuídos em 15 linhas, entre vinhos tintos e brancos, espumantes de diversas variedades, linhas de exportação, frisantes, filtrados, sucos de uva e opções orgânicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário