quinta-feira, 5 de julho de 2018

Stoemp - um prato típico da Bélgica!



  
Nas quartas de final na Copa nada melhor que um prato belga para esperar o jogo!
  
Estamos em mais uma Copa e mais uma vez nas quartas-de-final! O Brasil enfrenta a Bélgica logo mais às 15 horas, na Arena Kazan, na russa cidade homônima. De olho neste embate pontual nos aprofundarmos um pouco na cultura deste adversário europeu o qual produz algumas das melhores cervejas do mundo e tem na sua gastronomia receitas deliciosas. O stoemp é um prato típico dos Flandres, região norte da Bélgica, feito a partir do purê de batatas que é somado de legumes diversos como pimentões, aipo, cebolas podendo ser servido com um caldo ou na companhia de bacon, ovos fritos, salsicha, carne picada ou peixe. Acompanhe a receita!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

600g de batatas tipo inglesa brancas
300g de cenouras
100g de bacon cortado em cubos
100g de cebola picada
50g de manteiga
50ml de creme de leite
Sal e pimenta preta moída na hora à gosto
Noz moscada moída na hora

Preparo:

Descasque as batatas e tire a pele das cenouras e fatie. Em seguida leve para cozinhar em água fervente com sal. Durante este cozimento doure o bacon e a cebola em uma frigideira e escorra a gordura. Reserve. Assim que a batata e cenoura estiverem cozidos, escorra e coloque-os numa tigela, esmagando com um garfo adicionando a manteiga, sal, pimenta, noz moscada, creme de leite, cebola e o bacon. Sirva acompanhado de salsichas assadas ou cozidas.

Você sabia?



A Bélgica é um país localizado a oeste do continente europeu sendo vizinho da França, Luxemburgo, Alemanha e Holanda além de ser banhado pelo mar do Norte. Sua nação apresenta grande pluralidade étnico-cultural, fato que é refletido na quantidade de idiomas oficiais: francês, alemão e holandês e tem em Bruxelas a sua capital. A Bélgica tem 30.500 quilômetros quadrados (quase 280 vezes menor que o Brasil e cerca de 5 vezes menor que o Rio Grande do Sul) e possui cerca de 11,3 milhões de habitantes segundo dados de 2016. O Produto Interno Bruto (PIB) atingiu a marca de 497,8 bilhões de dólares em 2009, e o PIB per capita do país é um dos mais elevados do planeta: 43.470 dólares. Sua população possui um elevado padrão de vida, no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) está entre os 18 melhores do planeta e a expectativa de vida é de 79 anos. O pais é famoso pela sua boa cozinha, que combina a culinária alemã e francesa. A Bélgica é um paraíso para os amante da cerveja, lá são produzidos localmente cerca de 800 de suas variedades. As marcas mais famosas de cerveja belga são Stella Artois , Duvel , Leffe , Jupiler , Hoegaarden . Tmbém os seus chocolates são mundialmente conhecidos (Godiva, Leonidas, Guylian, Galler, Marcolini e Neuhause são de lá).



Nenhum comentário:

Postar um comentário