quinta-feira, 20 de março de 2014

Salmão ao Beurre Blanc e Confit de Abobrinha



Um peixe fantástico, um molho incrível! A idealização de um belo prato depende apenas de carinho e atenção.
 
Não sou um aficionado por molhos brancos ou de queijo como acompanhamentos de frutos do mar. Sigo a linha de pensamento do mestre Alex Atala que dispensa tais complementos, pois para ele, é quase uma heresia “perturbar” o sutil sabor das delícias marinhas com tais molhos “acobertadores”. Mas também devo reiterar que alguns clássicos franceses possuem a característica de ressaltar os sabores dos peixes, vieiras, camarões e afins. Um deste molhos é o Beurre Blanc, que em francês significa "manteiga branca". Foi concebido pelas mãos da chef francesa Clémence Lefeuvre, aparentemente por acidente, lá pelo início do século 20. Serviu este molho em seu restaurante "La Buvette de la Marine", na aldeia de La Chebuette situado nas margens do rio Loire. Diz a boa lenda que a chef tinha a intenção de preparar um molho béarnaise – um clássico francês - mas esqueceu de adicionar o estragão e as gemas. A seguir a receita do Salmão ao Beurre Blanc e Confit de Abobrinha.
 

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1kg de filé de salmão cortado em 4 partes

Suco de um limão siciliano

Uma abobrinha média

Dois dentes de alho

Um ramo de alecrim

Uma cebola picada

200 ml de vinho branco seco

100 ml de vinagre de vinho branco

Uma folha de louro

Sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto

125 g de manteiga gelada, em pedacinhos

Azeite de oliva

 
Preparo:

Molho

 
Levar ao fogo médio/baixo uma panela pequena com a cebola, o louro, o vinagre e o vinho. Reduzir até sobrar um terço da quantidade inicial. Passar a redução por uma peneira e colocar de volta na panela. Temperar com sal e pimenta. Acomodar a panela em banho-maria e, sempre mexendo com uma colher de pau ou batedor de arame, ir incorporando os pedaços de manteiga aos poucos, até obter-se um molho emulsionado.

Confit de abobrinha

 
Lavar e secar a abobrinha. Cortar em pedaços bem pequenos. Aquecer numa panelinha pequena 100ml de azeite de oliva em fogo bem baixo. Juntar a abobrinha, os dois dentes de alho inteiros, o alecrim, uma pitada de sal e de pimenta. Deixar cozinhar por cerca de 30 minutos. Dispensar o alho e o alecrim, desligar e reservar.  

Salmão


 
Secar bem os pedaços de filés de salmão com papel toalha absorvente. Temperar com sal e pimenta do reino. Aquecer uma frigideira com azeite de oliva em fogo alto. Dispor – dois a dois -  os pedaços de salmão primeiro pelo lado da carne e depois pelo lado da pele, por cerca de 3 minutos cada lado. Assim que retirar do fogo, regar com o suco de limão. Servir sobre colheradas do confit de abobrinha e acompanhado do molho beurre blanc.    

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário