quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Um chef senegalês em terras gaúchas!


Mamadou Sène ministrou workshops na Oktoberfest neste último final de semana
 

Uma simpatia em pessoa! Este seria o resumo perfeito do chef Mamadou Abdoul Sène, professor de gastronomia do SENAC-RS e um dos mais renomados chefs de cozinha em atividade no estado. Natural de Dakar, capital do Senegal, desde 1983 adotou Porto Alegre e o Rio Grande do Sul como sua casa. No seu currículo, formação no Curso de Cozinha da Ècole Supérieure de Gastronomie de Dakar e trabalhou como chef nos hotéis Le Méridien e President daquela cidade, também no Club Mediterranée e na embaixada Brasileira no Senegal, além de ter vivido e trabalhado dois anos na França. “Acabei ganhando uma bolsa de estudos para vir para o Brasil estudar gastronomia brasileira em 1979. Formei-me e acabei ficando no Brasil, primeiro em São Paulo, depois em Santos e Guarujá e por fim, em Porto Alegre onde cheguei em 1983”, comenta. Abaixo segue a entrevista exclusiva feita com este brilhante mestre das panelas.

Eu, Gourmet: Como um habitante de Dakar veio parar no Brasil e dentro de uma cozinha?

Mamadou Sène: Cheguei no Brasil em fevereiro de 1979, como bolsista do Itamarati para cursar culinária brasileira. A minha formação em gastronomia foi na França. Durante dois anos estudei em Chambery e Nice.

E,G: Você entende que há alta e baixa gastronomia ou comida boa e comida ruim? Por quê?

MS: Acredito que há comida boa e ruim. A boa pode ser simples, mas ser transformada em alta gastronomia, basta dominar bem as bases e as técnicas culinárias (métodos de cocção, cortes e montagem de pratos)

E,G: Como ocorre o seu processo de criação de novos pratos?

MS: Quando vejo produtos frescos, começo a imaginar a forma mais adequada de preparar e servir.  Aí, se tiver papel e caneta, monto a ficha técnica ou, chegando em casa, já passo tudo para o computador. Gosto de trabalhar com produtos frescos e de outros lugares, que me ajudam a ter mais criatividade.

E,G: Qual o prato que você comeu e até hoje não esqueceu?

MS: O Boeuf Bourguigon (clássico da culinária francesa - cozido de músculo, cortado em cubos), como sou mulçumano, preparo sem o bacon.

E,G: Quais são os chefs que você admira, no Brasil e no exterior?
 

MS: Para mim o melhor e maior de todos, um ícone, é Paul Bocuse, não há cozinheiro que não respeite e admire ele. É uma referência para todos. No Brasil, há Claude Troisgros, Emmanuel Bassoleil, Alex Atala, João Leme, Flávia Quaresma, Eric Jaquin entre outros.

E,G: Quando você não está cozinhando, o que gosta de fazer?

MS: Gosto muito de sair para comer fora, me divertir um pouco e ler bastante.

E,G: E o gosto pela preparação da culinária alemã surgiu de onde?

MS: Estudei gastronomia na França, um dos professores era alemão e tenho dois irmãos que moram na Alemanha, em Freigurg. Eles me mandam receitas sempre que preciso. Adoro a parte dos peixes (truta, salmão...), dos molhos agridoces e das frutas e especiarias (cominho, canela etc...)

E,G: Para aqueles que estão se formando em cursos de gastronomia, qual o recado que você gostaria de passar a eles?

MS: A gastronomia não é a glamourização que se vê por aí.  É dedicação total, trabalho árduo, aos domingos e feriados. A gente trabalha para os outros se divertirem. Estar sempre se atualizando também é fundamental. Só depois que se colhem os frutos.

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje.

 

2 comentários:

  1. O mestre dos mestres,chef Mamadou,simplesmente o melhor,saudades de suas aulas mestre.Helena Turma 2011 Senac.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Sim, este chef é fantástico!

      Excluir