quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cozinhando a quatro mãos!


A cozinha antes marginalizada e escondida em um ambiente fechado onde o cozinheiro era um escravo gastronômico passou a ser o principal cômodo da casa para recepções e confraternizações.

A própria arquitetura e o projeto da parte social das residências vêm sendo idealizados para ambientes integrados e amplos, onde cozinha, sala de jantar e estar se fundem em um único espaço. E é nestas dependências que grandes receitas e pratos são preparados, impulsionados por vinhos magníficos e boas conversas. E além deste espaço privilegiado uma outra tendência já comum na Europa e de um tempo para cá, no Brasil, a “cozinha a quatro mãos”, desponta como uma divertida opção para as funções em casa ou fora dela. Dois gourmets, trabalhando em conjunto, afinados pela maestria culinária, conseguem otimizar o tempo de preparo e as opções do cardápio, dando uma dinâmica toda especial ao jantar proposto.

Esta grata experiência realizei outro dia em parceria com o amigo Sandro Laste, onde a quatro mãos montamos uma Moqueca Baiana legítima, com os três ingredientes que a diferenciam da capixaba: a pimenta de cheiro, o leite de côco e o azeite de dendê. A receita da moqueca é notória, mas cabe ressaltar as boas modificações realizadas nesta preparada pela dupla.
Uma delas foi a elaboraçãoo de uma base com vários ingredientes picados - a cebola, os pimentões, o alho, o tomate – refogados em uma mistura de óleo de canola e azeite de dendê, sem adicionar água, formando uma pasta que usou-se para encorpar a moqueca. Outra providência feita foi passar os legumes fatiados em óleo de canola e uma colher de manteiga de garrafa antes de levar a panela de barro, assim como selar as postas de côngrio em fogo alto. O resultado dessas implementações foi simplesmente fantástico, trazendo uma leitura de sabores e texturas diferente e inovadora.

E esta inovação é mais uma das facilidades de se cozinhar a “quatro mãos”. Experimente!

Artigo publicado no Jornal Gazeta do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário