quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Delicias del mar

Tenho particular apreciação por frutos do mar! Tais ingredientes despertam em mim a apuração do paladar e a busca pela excelência do sabor, pois a melhor maneira de prepará-los é manter suas características originais sem mascará-los com molhos à base de frutas ou lambuzados em queijo. A sensibilidade é que faz a diferença na busca da harmonização do que pode compor o prato. Um dos molhos que considero diferentes e aceitáveis no cozimento de frutos do mar é o molho vermelho somado de algumas especiarias, que possui sua origem na Espanha e uma variação sob as minhas mãos, a qual apresento agora na receita dos Frutos do Mar ao Molho Vermelho e Especiarias.



Ingredientes:
(para 8 pessoas)

1kg de camarão GG
500g de lula em anéis
500g de polvo
1kg de camarão pitú com casca
1kg de salmão cortado em cubos médios
300g de cebola picadinha
1kg de tomate picado
3 dentes de alho picados
50g de bacon picado
Um pimentão vermelho pequeno picado
Uma cenoura pequena picada
300g de champignon em conserva
Uma colher de sopa de gengibre picadinho
Tempero verde picado
3 colheres de molho shoyu
Uma colher de manteiga
Azeite de oliva à gosto
Uma taça de vinho Jerez ou Madeira
Sal e pimenta branca moida à gosto

Preparo:

O primeiro passo é saltear em fogo alto os frutos do mar individualmente e lembro que este procedimentos deve ser muito rápido, apenas para dar uma pré-cozida. Aquecer um fio de azeite de oliva em uma frigideira grande e saltear os camarões pitús temperando com um pouco de sal, alho e temperinho verde. Reservar. Fazer o mesmo com os demais frutos do mar e reservar. No preparo do salmão, usar um pouco de shoyu para saltear. Reservar também.
Feito isto, o segundo passo é preparar a base do molho: usar um pouco de manteiga na frigideira e fritar rapidamente o bacon. Juntar o alho, a cebola e o gengibre e refogar. Assim que murchar somar o pimentão, a cenoura e o shoyu e deixar cozinhar por cerca de 5 minutos. Acrescentar o tomate, mexer bem e deixar cozinhar o tomate. Despejar a taça de vinho Jerez, salgar e apimentar. Juntar o champignon. O molho deverá reduzir até formar quase uma pasta.
O terceiro passo é retornar a frigideira misturando ao molho os frutos do mar, iniciando com o polvo, depois a lula, depois o salmão e por fim o camarão mexendo com muito cuidado para incorporar os sabores. Corrigir o sal, adicionar o tempero verde picado e servir, podendo ser acompanhado de arroz com amêndoas e salada verde!

Artigo publicado no Jornal Gazeta do Sul de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário