domingo, 26 de fevereiro de 2012

A farofa

Para preparar uma boa farofa não se precisa de receita mas somente de imaginação! Este pouco valorizado acompanhamento tem uma participação importantíssima na cultura gastronômica brasileira, sendo um dos preparos históricos, pois já era feita pelos índios antes mesmo dos colonizadores chegarem. Tradicionais pratos de nossa cultura perderiam sua identidade sem o referido acompanhamento, pois não há como falarmos de feijoada sem a farofa; ou de uma moqueca seja ela capixaba ou baiana sem a mesma. E, imagine então, nós gaúchos apaixonados por cortes de carne assados sem uma farofinha para auxiliar a digestão e na eliminação da gordura...
Atualmente encontramos as mais variadas receitas para o preparo de uma boa farofa tendo como base, é claro, a farinha de mandioca e deste ingrediente para diante tudo o que a nossa imaginação quiser pode ser somado e misturado a farofa, tendo como resultado final um gostoso, fácil e versátil acompanhamento. Abaixo segue a receita da elogiosa FAROFA DE BANANA, ideal para acompanhar feijoadas, barreados, vaca atolada e até moquecas de frutos do mar.


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

200g de farinha de mandioca
Quatro bananas médias
100g de lingüiça, sem pele e finamente picada
Uma cebola pequena picadinha
Um terço de pimentão vermelho pequeno picadinho
Um dente de alho picadinho
Salsinha picada à gosto
Duas colheres de sopa de manteiga
Pimenta branca moída na hora e sal à gosto

Preparo:

Descasque e pique as bananas em cubos de cerca de um centímetro. Aqueça em uma frigideira preferencialmente de base antiaderente a manteiga e junte a cebola e o pimentão. Deixe dourar e some o alho e a lingüiça e refogue por cerca de três minutos mexendo sempre. Adicione a banana picada, misture bem, tempere com um pouco de pimenta e sal – lembre que geralmente a lingüiça já é salgada - e refogue por mais dois minutos. Acrescente a farinha de mandioca e em fogo alto vá mexendo delicadamente para a farinha ir dourando e incorporando os sabores dos ingredientes. Junte a salsinha picada, corrija o tempero e desligue o fogo, deixando a farofa esfriar. Sirva de acompanhamento a um dos pratos sugeridos.

DICA DO GOURMET:

Pode-se sofisticar um pouco mais a receita da farofa apresentada - deixando-a em sintonia perfeita como acompanhamento de carrés ou paleta de cordeiro assada ou mesmo um lombinho ou pernil de suíno igualmente preparado -adicionando a mesma damascos secos picados, tâmaras picadas e passas de uva.

Artigo publicado no Jornal Gazeta do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário