quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Saudável e saborosa salada!

As saladas compõe uma alternativa muito saudável seja no verão ou em qualquer época do ano. Tal preparo torce o nariz de muita gente, pois muitos, na infância, acabaram crescendo sendo cercados pelo conceito de que “salada” seria apenas alface e tomate com vinagre, sal e azeite. Na realidade o universo criativo que se abre na junção de verduras, legumes, queijos e carnes é inesgotável em opções e preparos. Salada acabou tornando-se um alimento imprescindível em nossas mesas e – se desde cedo – nossas crianças souberem que preparar e comer salada pode ser muito divertido e saboroso, o chef do futuro poderá ter bem menos trabalho para mudar o paradigma desta delícia gastronômica. A seguir a Salada de Melancia e Queijo Minas.



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

4 xícaras de melancia cortada em cubos de cerca de 2cm sem sementes
2 xícaras de queijo tipo “Minas” cortado em cubos de 2cm
1 cebola roxa fatiada
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de cebolinha verde picada
1 colher de chá de casca de limão ralada
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de mel
2 colheres e sopa de azeite de oliva
Folhas de hortelã à gosto
Sal e pimenta branca moída à gosto

Preparo:

Misture bem em uma xícara o suco de limão, o mel e o azeite de oliva. Reserve. Monte a salada dispondo em uma saladeira a melancia, o queijo, os temperos verdes, a cebola. Misture delicadamente com a mão e regue com o molho. Salpique a casca de limão, o sal e a pimenta. Regue com um fio de azeite de oliva e sirva.

Artigo publicado no Jornal Gazeta do Sul de hoje.


Mais uma receita: Salada de Palmito com Radicchio



Ingredientes:
1 molho de alface crespa
folhas de radicchio
400 g de palmito

Preparo:
Lave bem as folhas. Depois do banho de água corrente, deixe-as de molho por uns 15 minutos numa tigela com um pouquinho de vinagre dentro. Retire a casca mais dura do palmito aproveitando o miolo macio. Corte o miolo com em pequenas tiras. Repita o procedimento. Coloque as folhas de alface no fundo de uma travessa. Acrescente as tiras de palmito no centro e termine de enfeitar com as folhas de radicchio. Sirva com o molho.

Para o molho:

Ingredientes:
1 ramo de salsinha
1 ramo de alecrim
1 ramo de sálvia
1 ramo de tomilho
1 ramo de manjericão
1 xícara (chá) de azeite
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
sal e pimenta do reino, a gosto

Preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um líquido homogêneo. Retire o molho do liquidificador e coloque num recipiente para ser usado quando a salada for servida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário