quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O delicioso Salmão!

Depois de um mês curtindo férias do espaço enogastronômico da Gazeta do Sul, estou de volta e no embalo destes dias mais quentes, trouxe comigo uma receita muito agradável para ser preparada seja num almoço ou no jantar. Tenho particular atração por frutos do mar, talvez porque os tenha descoberto somente na vida adulta, e entre eles o salmão é um de meus preferidos, desde que preparado sem aquelas maquiagens de molhos de maracujá, queijo ou tudo o mais que sirva para deixá-lo com sabor alterado parecendo qualquer coisa menos um salmão! Gosto de acompanhá-lo com batatas mas mandioquinha ou batata-doce ou um salteado de legumes na manteiga também podem ser usados sem proibição. Acompanhe a receita do SALMÃO EMPANADO EM FAROFA DE AMÊNDOAS.


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1,2kg de filé de salmão
farinha de trigo
dois ovos batidos
3 fatias de pão de sanduíche dormido
4 colheres de sopa de amêndoas (ou nozes)
Limão
Alecrim seco
Pimenta branca
Sal
Azeite de oliva

Preparo:

Tempere o filé de salmão com limão, sal e pimenta branca. Coloque as amêndoas num processador e processe-as rapidamente. Em seguida adicione o pão dormido e bata junto para virar um pão moído. Junte o alecrim. Polvilhe uma camada de farinha de trigo, batendo para retirar o excesso. Pincele o ovo batido e em seguida coloque uma camada do pão com amêndoas. Regue com um fio de azeite, coloque num refratário untado com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 40 minutos. Sirva acompanhado de batatas e salada de agrião.

Artigo publicado no Jornal Gazeta do Sul de hoje.

O salmão

O salmão continua sendo a grande estrela das mesas dos restaurantes e cozinhas de chefs por aí afora. É um peixe de carne tenra e saborosa, com baixa porcentagem de gordura e rica em ômega 3, um ácido graxo que muitos benefícios traz ao corpo humano. O seu consumo é tão difundido que alguns médicos e especialistas em saúde prescrevem que seja consumido três vezes por semana, pois dizem que é excelente para quem quiser acabar com as rugas e dar uma “levantada” no rosto sendo sensíveis as diferenças no tônus da pele que se torna mais viçosa. E não são poucos os que recomendam seja essa carne consumida com regularidade. Todavia, por se tratar de um peixe cuja carne tem uma textura delicada é preciso saber prepará-la. Um cozinheiro inexperiente pode tornar a carne de salmão seca e intragável. Já com um pouquinho de cuidado sensibilidade será capaz de realçar todo seu divino sabor deixando-a tenra, úmida e macia. A carne de salmão, quando bem preparada é acomedida de um grande pecado: de tão boa, vicia! Se faz muito importante não obscurecer o sabor original do salmão com molhos disto e daquilo. O principal é usar poucos condimentos e acompanhar harmonicamente o prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário