quinta-feira, 16 de abril de 2020

O xixo das crianças!


Estes espetinhos são fáceis e divertidos para preparar com os filhos!

Aproveitando o tempo das crianças em casa, mais uma atividade de culinária em família pode ser realizado no entorno do fogo e fogão: o xixo das crianças é uma diversão de ser preparado com supervisão sempre de um adulto e onde as crianças podem montá-los. Já a tarefa de cortar e preparar no fogo cabe ao adulto da casa. E melhor ainda que montar é degustar esta saudável delícia! Acompanhe!   


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

200g de alcatra ou vazio
200g de peito de frango sem pele
200g de salsichão
100g de bacon
1 abobrinha italiana pequena
1 pimentão pequeno vermelho
2 tomates
1 cebola média
6 colheres sopa de azeite de oliva
1 dente de alho picado
tomilho, alecrim e ou sálvia
suco de 1 limão
Sal e pimenta do reino moída na hora

Preparo:

Preparar um molho para temperar os espetinhos colocando numa tigela o azeite de oliva, o alho, os temperos, o suco de limão, o sal e a pimenta. Cortar as carnes em cubos de cerca de 3cm. Fatiar o bacon para acrescentar na montagem dos espetinhos, cortar os tomates em 6 partes (deixar com semente e pele), para o pimentão, abobrinha e cebola ter cuidado para cortar em pedaços semelhantes aos pedaços de tomate. Utilizar aqueles espetinhos de bambu (palitos de cerca de 20 cm que se compra em qualquer supermercado) para montar. Preparar o xixo espetando um pouco de cada coisa até preenchê-los. Temperar com o molhinho e levar a brasa da churrasqueira por cerca de 15 a 20 minutos virando algumas vezes. Servir.

Theo e Antonia na feitura do xixo durante esta quarentena!




Você sabia?


Quanto ao nome “xixo”, não se sabe ao certo sua origem, mas supõe-se que tenha surgido como corruptela da palavra “salsicho”, como denominavam os pedaços de carne que iam sobrando e, aos poucos, foi sendo abreviado para o popular “xixo”. O surgimento teria sido em festas da Catedral de União da Vitória no Paraná lá na década de 1950. Durante a preparação e seleção das carnes os churrasqueiros retiravam as bordas irregulares de cada peça de carne. Com isso, ficavam de lado pequenos pedaços. Esses pedaços pequenos depois eram espetados em espetinhos de madeira e assados e serviam os ajudantes das festas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário