quarta-feira, 29 de abril de 2020

Valduga Origem Carmenére 2018 - produzido no Chile mas com mão brasileira!


Nascida também em Bordeaux a Carmenére praticamente foi dizimada por lá no final do século XIX devido a praga Filoxera. De lá veio para o Novo Mundo e aportou com a Merlot no Chile – na verdade aportou “como” Merlot pois além de serem fisicamente parecidas, a casta Carmenére, como era colhida junto com a Merlot, também ganhava notas herbáceas. E durante anos a fio as duas foram plantadas, vinificadas e consumidas como se fossem a mesma. Mas na década de 90 alguns enólogos se deram conta que algumas vinhas de “Merlot” demoravam mais para amadurecer e compararam ambas: eis que tratava-se da Carmenére que hoje emplaca como a cepa emblemática daquele país andino. 

E a Famiglia Valduga de Bento Gonçalves em parceria com uma vinícola chilena do Valle Central produz naquele país o Origem Carmenére 2018, vinho fiel as características da cepa, com coloração rubi púrpura denso, aromas com ameixa preta, groselha, mirtilo, mentol, pimenta e especiarias e boca frutada com corpo médio, taninos suaves e final longo.   

Harmoniza com pratos descolados como pizzas (marguerita, calabresa), massa ao molho pesto, carnes magras e algumas caças.

Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado refrescado na temperatura de 18oC.

Você encontra os vinhos da Casa Valduga na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665, whatsapp (51) 98416.6407 e site www.weinhaus.com.br e que neste período de restrições pelo Covid-19 possui serviço de tele entrega de vinhos a domicílio, confira!

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário