quinta-feira, 30 de abril de 2020

O creme de manga com coco!


Não é só de receitas salgadas que vivemos! Confira esta delícia de sobremesa

Fala-se muito por aí sobre os devaneios quase litúrgicos do homem moderno a frente da brigada das panelas, puxando-as em sintonia com as inebriantes receitas e feitios destas saudáveis lidas de forno e fogão. Ou seja, o apontamento de suas invencionices materializadas numa peça de cerâmica chamada prato! Neste pequeno espaço geralmente redondo deposita-se não só comida, mas inegavelmente um pedaço do sonho e imaginação daquele que se desafiou a criar algo, pois para os cozinheiros amadores – como eu - cada prato é único pois mesmo sendo uma repetição ainda assim permanece único, desigual, vestido cada vez com uma nova roupagem de sabor, textura e aroma. Ou seja, queridos leitores, cozinhar é muito mais valoroso em sua essência que somente saciar a fome! Mas devolvendo a vã filosofia para o recipiente dos temperos quero ligar a criação com a criatura acendendo a faísca criativa para todos aqueles gourmets, cozinheiros e chefs de plantão, que acabam vendo nesta pandemia e (quase) isolamento social a chance de se debruçarem sobre as panelas e efetivamente levarem o melhor de si para a mesa, mesmo sendo fácil e prático, como esta receita do creme de manga com coco!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

2 mangas grandes
200 ml de leite de coco
150 ml de creme de leite
2 colheres de sopa de açúcar
Pitadas de gengibre em pó
Suco de 1 limão
Raspas grossas de coco para decorar

Preparo:

Bata o creme de leite com o açúcar e o gengibre com a batedeira até formar um creme consistente. Em um liquidificador bata a manga, o limão e o leite de coco. Misture ambos com cuidado buscando consistência. Coloque o creme preferencialmente em taças e decore com as raspas de coco. Pode-se ainda decorar com folhinhas de hortelã, o que além da beleza, pode trazer uma ótima refrescância ao creme.

Você sabia?

Conhecida como a rainha das frutas tropicais, a manga é o fruto da mangueira, árvore pertencente ao gênero Mangifera. A fruta é originária da Ásia, mais especificamente da região que vai do leste da Índia às Filipinas, a qual foi introduzida no Brasil pelos portugueses e se adaptou muito bem. As mangueiras podem atingir entre 35 e 40 metros de altura e necessitam de solos férteis e bem irrigados para se desenvolverem. A fruta é uma ótima fonte de vitamina A, importante para a pele, visão e que auxilia no crescimento; C, que atua contra organismos invasores e infecções; e do complexo B. Além disso, a manga possui vários sais minerais, especialmente Cálcio, Fósforo e Ferro, sendo indicada no tratamento da anemia. A manga pode ser consumida in natura, além de ser empregada na fabricação de doces, compotas, sucos, geléias, purês, sorvetes e musses. As principais espécies da fruta são: “Tommy Atkins", "Palmer", "Keitt", "Haden", "Coração de boi", "Carlota", "Espada", "Van Dick", "Rosa" e "Bourbon". Os maiores produtores mundiais de manga são Índia, China, Tailândia, México, Indonésia e Brasil. Na Índia, maior produtor da fruta, a mesma possui uma enorme importância na alimentação das pessoas. No Brasil, os maiores produtores são os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário