quinta-feira, 2 de agosto de 2018

O talharim ao molho de gorgonzola e espinafre com bacon!


Massa, queijo, verdura, gordura... Misture tudo e corra pro abraço!

A massa já faz parte da alimentação humana há milhares de anos. Pelo que se sabe esta história inicia-se há aproximadamente 7.000 anos quando o homem começou a abandonar a vida nômade e sem parada e se tornou aos poucos colhedor e agricultor. É nesta época que a história do homem se cruza com a do trigo e dá origem à “pasta”. Inicialmente o trigo selvagem era simplesmente colhido junto a vários outros cereais, mas de colheita em colheita e de geração em geração, o homem aprendeu a trabalhar estes cereais cada vez melhor, moendo os grãos, amassando a farinha com água, estendendo a massa bem fina e cozinhando esta massa sobre uma pedra aquecida. E daí em diante este preparado tornou-se um dos alimentos mais consumidos no mundo. E nada melhor que uma bela receita de talharim ao molho de gorgonzola e espinafre com bacon!


Ingredientes
(para 4 pessoas)

500g de talharim
50g de bacon cortado em cubos
150g de queijo gorgonzola picado
250ml de leite
100g queijo parmesão
Um maço de espinafre
Meio tablete de caldo de galinha
Um fio de azeite de oliva   
Duas colheres de sopa de farinha de trigo
Três colheres de sopa de manteiga
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto
Pitada de noz moscada

Preparo:

Em uma panela aquecer a manteiga e juntar a farinha de trigo, mexendo bem para criar quase uma pasta. Aos poucos ir adicionando o leite lentamente, mexendo sempre para não embolotar. Assim que ficar mais espesso o molho, juntar o queijo gorgonzola, a noz moscada, sal e pimenta e mexer bem, já com o fogo desligado. Reservar. Em uma frigideira aquecer o fio de azeite de oliva e juntar o espinafre – somente as folhas sem o talo. Refogar por cerca de 3 minutos. Colocar no processador ou liquidificador junto com o caldo de galinha diluído em meia xícara de água. Bater e reservar. Em outra frigideira fritar o bacon e separar a gordura, secando em papel toalha. Reservar. Cozinhar o talharim, escorrer e colocar em um refratário. Cobrir com o molho de gorgonzola, misturando bem. Por cima adicionar com cuidado o processado de espinafre. Finalizar com o queijo parmesão ralado e o bacon frito. Levar ao forno pré-aquecido por quinze minutos. Servir.  

Você sabia:


Existem elementos suficientes para supor que na China no século I d.C., eram consumidos pela população alguns tipos de massas parecidos aos atuais talharins. As primeiras datas certas sobre a história do talharim na Itália é o ano de 1154, data em que o geógrafo árabe Al-Idrin, da corte do Rei Ruggero II da Sicília, escreveu uma espécie de relatório de viagem onde conta que, perto de Palermo, havia uma cidadezinha chamada Trábia onde se fabricava uma massa em forma de fios chamada triyah (do árabe al ytriya), que era exportada por navio, em barricas, para toda a Península. Já em 1279, data em que o tabelião genovês Ugolino Scarpa redigiu um testamento em que um velho marinheiro deixava aos seus herdeiros uma “bariscela plena de macarronis”, isto é, uma barrica cheia de macarrão. Esta data é muito importante porque desacredita a teoria de que o macarrão foi levado à Itália, desde a China, por Marco Pólo. Sabemos que Marco Pólo retornou de sua viagem em 1295, portanto, bem depois da data em que foi lavrado o testamento.



     


Nenhum comentário:

Postar um comentário