quinta-feira, 23 de agosto de 2018

A arte de cozinhar!


Não faço receitas para serem seguidas, faço receitas simplesmente para levar as pessoas para a cozinha e prepararem o que quiserem!

          É incrível, mas até os 25 a 26 anos de idade eu não cozinhava absolutamente nada! Pelo contrário, sequer ovo frito eu fazia. Muitos leitores questionam de onde veio este conhecimento e paixão pela cozinha e se impressionam quando repito os dizeres acima. Tal envolvimento iniciou lá no final da década de noventa e início da seguinte, onde eu, ávido por buscar qualificação profissional, matriculei-me na ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing – em Porto Alegre, no pós-graduação e logo depois MBA em Marketing. Durante mais de dois anos todos os finais de semana eu rumava a capital já na sexta à tardinha e retornava no sábado. Cansado destas idas e vindas acabei alugando um apartamento de um dormitório e esticava este retorno para segunda-feira de madrugada. 

Queijo coalho empanado ao molho de goiaba

Duo de risotos com cogumelo portobello, pinólis e crispis de parma

O apartamento localizava-se lá depois da PUC, entre a Avenida Ipiranga e a Bento Gonçalves, próximo da Carris e bem defronte o Carrefour, supermercado da rede francesa disseminada pelo mundo todo. E foi na pequena cozinha deste apartamento que iniciei as lidas de forno e fogão, afinal, estudar, morar e comer em Porto Alegre numa segunda estrutura não era barato e percebi que poderia diminuir o orçamento no quesito “comer” deste tripé. 

Sticks de suíno com purê de banana em cama de abobrinha

Risoto de shitake com carré de cordeiro 

Lembro que o primeiro prato que ensaiei fazer foi um filé de peixe merluza na chapa temperado com uma infinidade de temperos – afinal, a antiga moradora que devia ter gosto pela cozinha deixou uma série de temperos desidratados nas gavetas e eu - iniciante - usei um pouco de tudo naquele preparo! Além de ter usado muito, mas muito sal também... Alguns anos depois descobri que a culinária é igual a moda, onde rege a máxima de que “o pouco é muito”, ou seja, a elegância está na sobriedade não na poluição visual! Infelizmente todo o preparo foi para o lixo, restou-me apenas ligar para a tele entrega do cachorro do Rosário e pedir um lanche para acalentar aquela decepção gastronômica. 

Naqueles turvos dias seguintes passei a achar que os programas de TV com receitas - que estavam recém engatinhando - capitaneados pelo chef Jamie Oliver fossem mera encenação e engodo, pois não poderia ter alguém que realmente soubesse criar e preparar um prato que fosse comestível ora bolas!  Mas não me abati, comecei a prestar atenção no chef londrino e suas unhas sempre sujas (!), comprei livros, provei muitos temperos, testei preparos e uns dois anos depois a curva virou e comecei a ter mais acertos que erros nas elaborações. Com uma criatividade nata, uma curiosidade quase juvenil e uma força de vontade e disciplina ímpares os pratos por mim desenvolvidos começaram a ficar cada vez mais expressivos, saborosos e apresentáveis, como se a varinha de condão do mago Merlin estivesse a minha disposição para, de repente, transformar meia dúzia de ingredientes num prato de restaurante estrelado. 

Steak tartare de salmão e caviar ao molho tarê 

Chips de batata com camarão e patê de palmito
E esta viagem pelo mundo dos aromas e sabores não parou mais, rendeu dezenas de eventos, jantares, apresentações, concursos e premiações mas o principal motivo que ainda me impulsiona quase que obstinadamente na melhoria constante é perceber o sorriso no rosto daqueles que provam tais criações! São mais de duas mil receitas autorais nestes quase vinte anos de alquimias gastronômicas! E - quando as pessoas comentam que o ingrediente A não foi encontrado; que não possuem a panela B; ou que o ponto de cozimento C é demorado - brinco que não faço receitas para serem seguidas, faço receitas simplesmente para levar as pessoas para a cozinha e prepararem o que quiserem, do jeito que entenderem mas com um único fim que é de reunir a quem gostam no entorno da mesa para degustarem desta grande prova de amor ao outro que é o cozinhar!       


Nenhum comentário:

Postar um comentário