quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Pizzato Merlot Reserva 2014 - DNA Pizzato



Definitivamente a Pizzato foi uma das vinícolas que me fizeram gostar cada vez mais do Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves. Desde o final a década de 90 onde o pequeno chalé abrigava um tímido varejo no exato lugar onde hoje ainda se encontra a vinícola, na Via dos Parreirais, no distrito de Santa Lúcia. O seu Plínio auxiliava no varejo e o Flávio era um jovem rapaz que ainda cultivava cabelos negros mas que já ostentava aquela inquietude que lhe é peculiar.

E a casta Merlot é a que mais identifica esta vinícola por tudo o que já proporcionou com ela. O Pizzato Merlot Reserva 2014 vem desta história. Vêm do trato do solo, da poda bem feita, da preocupação com a sanidade das uvas, do processo elaborativo e do descanso na barrica sob os olhos crédulos da equipe da vinícola. Como característica primeira os vinhos da Pizzato não foram feitos para morarem sozinhos, pedem companhia, ou seja, destaca-se aí sua veia gastronômica. Um período em aeração decantando é o ideal deixa-lo respirar por uns bons 30 minutos. Cor rubi profundo, turvo. A passagem por barris de carvalho americano de primeiro e segundo uso trouxe significativos aromas secundários – couro, tostado, coco, caramelo – precedidos por frutas vermelhas e negras – ameixa e amoras – também anis e especiarias.

Boca envolvente, madura e fresca. Fruta destacada em seu corpo médio com acidez e madeira equilibrada. Ampla persistência e agradável retrogosto.

Faz par gastronômico com carnes vermelhas na brasa ou no forno, cozidos, carnes de caça, risoto de funghi, legumes salteados e queijos médios. 

Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser consumido na temperatura entre 16 a 18oC.

Você encontra os vinhos da Pizzato na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário