terça-feira, 21 de agosto de 2018

Durbanville Hills Rhinofields Pinotage Vintage 2012 - que Pinotage!


A África do Sul e sua privilegiada localização geográfica para produção de vinhos falando especificamente da região da Cidade do Cabo e vizinhança há anos revela ótimos rótulos tintos e brancos. Talvez a sua uva mais conhecida seja a icônica Pinotage, casta criada pelo professor Abraham Izak Perold, em 1925, cruzando um clone de Pinot Noir com a uva tinta chamada Cinsault (também conhecida como Hermitage) e por isso o seu nome oriundo da junção destas uvas. Da década de 50 para cá, muitos vinhos elaborados com esta uva se sagraram bem pontuados e ganhadores de várias medalhas em concursos pelo mundo afora.  

E esta semana degustei certamente o melhor Pinotage que já bebi até hoje. Trata-se do sul-africano Durbanville Hills Rhinofields Pinotage Vintage 2012 oriundo da região de Durbanville Valley, elaborado pela vinícola Durbanville Hills situada bem próxima a Cidade do Cabo. 

Tal vinho mostrou-se elegante, fino, quase um aristocrata! Cor rubi violáceo quase turvo e lágrimas muito preguiçosas em taça. Ao nariz uma explosão de aromas com frutos negros maduros – ameixa, amora e cassis – e inicialmente alcoolico, toque floral com lavanda e violetas, também tabaco doce, especiarias, alcaçuz e funcho envoltos em leve tostado.  Boca com frutos negros, chocolate, leve mentol, violeta e casca da ameixa, encorpado e com taninos doces e sedosos.  Final de boca agradável e convidativo. 

Este vinho estagia 12 meses em barricas de carvalho francês novas.

Harmonização: Carnes vermelhas assadas, carnes de caça, molhos agridoces, massas com molhos encorpados tipo bolonhesa ou sugo, queijos duros.

Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é ser consumido na temperatura entre 16 a 18oC.

Você encontra o vinho Durbanville na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário