terça-feira, 17 de outubro de 2017

Yes, nós temos bananas!


O uso de frutas junto aos pratos salgados é uma tradição antiga advinda desde a época monárquica e que nunca perdeu o seu lugar à mesa. Harmonizar frutas in natura, cozidas, salteadas ou preparadas na forma de geléias, compotas e pastas com deliciosos cortes de carne, principalmente de frango e suíno, transforma o prato e resulta num belo jantar como na receita de Escalopinhos de Frango com Purê de Banana e Abobrinha Grelhada.


Ingredientes:
(para 4 porções)

Frango:
800g de sobrecoxa de frango desossadas e sem pele
100g de manteiga
Uma cebola picadinha
Um dente de alho picadinho
Cebolinha picada
Suco de um limão
150g de farinha de rosca
100g de queijo parmesão ralado
Azeite de oliva
Sal e pimenta à gosto

Purê de banana:
6 bananas
100ml de creme de leite
100ml de leite
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Uma colher de sopa de manteiga  
Sal e pimenta branca à gosto

Abobrinha:
Uma abobrinha média cortada em fatias de 1cm
Azeite de oliva
Sal e pimenta à gosto

Preparo:

Cortar as sobrecoxas de frango em pedaços de mais ou menos um cm de espessura (em escalopinhos) e temperar com sal e pimenta, a cebola, o alho, o suco de limão e a cebolinha, misturando bem. Misturar em uma vasilha o queijo e a farinha de rosca e reservar. Derreter a manteiga em uma frigideira e reservar. Um a um pegar os escalopinhos de frango, mergulhar na manteiga derretida, tirar o excesso e passar na mistura do queijo e farinha de rosca e levar a uma assadeira untada com azeite de oliva colocando no forno pré-aquecido em 200°C por 30 minutos.
Cozinhar as bananas com casca em bastante água por cerca de 30 minutos. Retirar a casca e colocar num liquidificador junto com o creme de leite, o leite, o parmesão ralado, a manteiga sal e pimenta e bater até ficar pastoso. Levar rapidamente a uma frigideira em fogo baixo por cerca de 5 minutos, mexendo sempre. Reservar.
Aquecer numa frigideira um fio de azeite de oliva e quando estiver bem quente dispor as abobrinhas em fogo alto, temperando com sal e pimenta, cerca de um minuto cada lado.

Servir uma rodela de abobrinha, sobre esta o purê de banana e por fim os escalopinhos de frango assados no frango. Decorar à gosto! Bom apetite!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário