quarta-feira, 11 de outubro de 2017

O risoto de broto de bambu e iscas de filé!


O broto de bambu é muito mais comum do que se imagina e na cozinha revela-se um saboroso ingrediente!

Por aqui pode ser novidade ou algo exótico, mas o broto de bambu é muito consumido em países asiáticos, principalmente China, Coréia, Japão, Taiwan, Tailândia, Filipinas, Indonésia, Nepal e Índia. Seu consumo remonta à dinastia Tang (618 AD-907 d.C) na China, sobre os benefícios do consumo desta iguaria.  São encontrados em diversos tipos de clima, principalmente em regiões tropicais tendo mais de 50 gêneros e 1.250 tipos de espécies. No Brasil o bambu teve sua introdução feita pelos portugueses pelos seus processos de colonização da Ásia. No seu uso a recomendação é que seja fervido antes e ser consumido, pois algumas espécies podem conter cianeto, o que é eliminado por este procedimento. Tais brotos são ricos em vários nutrientes, possuem baixas calorias, baixo teor de açúcar, pouquíssima gordura e vitaminas A, B6, E, tiamina, riboflavina, ácido fólico e os minerais cálcio, magnésio,  fósforo, potássio, sódio, zinco e ferro. Pode ser utilizado no preparo de frutos do mar, pastéis, refogados, carnes, risotos e massas.  Acompanhe a receita do Risoto de broto de bambu e iscas de filé!     


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

2 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
2 colheres de manteiga
Uma cebola picada
Um dente de alho picadinho
Uma taça de vinho branco seco
200g de broto de bambu fatiado
1 cenoura pequena cortada em cubinhos
300g de filé mignon picado em cubos pequenos
8 xícaras de caldo de galinha
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
Duas colheres de sopa de salsinha picadinha
Folhas de radicchio para montagem

Preparo:



Ferva por cerca de 15 minutos os brotos de bambu numa panela com uma pitada de sal. Escorra e corte em pedaços. Aqueça uma colher de azeite de oliva numa panela e frite rapidamente os cubos de filé. Retire e reserve. Aqueça nesta mesma panela novamente um fio de azeite de oliva e junte a cebola e o alho, refogando em fogo médio. Quando dourar, juntar o bambu, a cenoura e o arroz e refogar, mexendo. Somar o vinho, cozinhando até evaporar parte do líquido. Aos poucos, ir adicionando o caldo de galinha, concha por concha, mantendo encharcado o preparo, juntar os cubos de filé,  cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos para que o arroz fique “al dente”. Adicionar pimenta preta e corrigir o sal. Desligar o fogo e juntar a salsinha, a manteiga e o queijo parmesão. Misturar bem, tampar a panela e deixar descansar por aproximadamente três minutos, o que finalizará o cozimento do arroz. Servir o risoto em seguida, sobre uma cama de folhas de radicchio e regando com um generoso fio de azeite de oliva.

Você encontra filé mignon e outros cortes de carne premium das raças Angus e Hereford, além de geleias, vinhos e cervejas especiais na Sorro Carniceria, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário