domingo, 22 de outubro de 2017

22 de outubro – dia do Enólogo


ENÓLOGO/ENÓLOGA: adjetivo substantivo masculino/feminino. M.q. ENOLOGISTA. Adjetivo e substantivo de dois gêneros. Estudioso ou especialista em enologia, enólogo.

Fazer vinho é algo estritamente técnico. Elaborar vinho requer um amplo e variado repertório técnico, com alinhamento dos instrumentos e das notas e regido por um maestro que habilmente sabe o que faz.  Mas vender e promover este vinho envolve mais e agrega a esta musicalidade um pouco mais de ideias, criatividade, ousadia e poesia! Sim, poesia.

O enólogo NÃO ESTÁ VINHO. Ele É VINHO! Um blend que reúne as melhores safras e castas reunidas dentro de uma garrafa Nabucodonosor. Passa um tempo em barrica, descansa na cave e quando se abre para o mundo revela a que veio. Seu trabalho é pura poesia. Consegue reunir palavras distintas quase sem sentido quando olhadas a ermo, ainda sim exatas, mas que quando reunidas se entremeiam em sentido e que trazem algo tão democrático quanto e igual a poesia: dá a liberdade a cada um que a lê entender do seu jeito. O vinho é assim, vêm destas mãos delicadas mas fornidas de muito estudo e dedicação. A pele aveludada mostra o corpo. O charme mostra a complexidade. O perfume traz o aroma. E a boca – há a boca – com seus lábios carmins entrega o sex appeal que inebriantemente compõe o vinho e seu conjunto.


E sempre que bebo um vinho lembro de um lugar, lembro de alguém, lembro de um contexto. O vinho tem isso, ele é vivo e se adapta as circunstâncias, se molda, é anatômico, ou seja, veste cada momento de uma maneira singular pois ele é singular, não existe um vinho igual ao outro. Ele é como o ser humano, único, legítimo, pleno. E isto vem pelo amor do enólogo aportado na geração desta preciosidade. Viu a relevância?
Hoje queria pessoalmente abraçar cada um, mas são muitos, são milhares e estão espalhados por vários lugares e países. Estão espraiados e altivos assim como as videiras em floração.  

Portanto, obrigado caros amigos enólogos por propiciarem a mim e a todos os amantes do vinho, um infinito de sensações! Continuem assim, sendo o que são, fazendo o que fazem! Continuem SENDO VINHO!


Parabéns pelo seu dia!        

Nenhum comentário:

Postar um comentário