domingo, 31 de janeiro de 2016

Copa de Lula Recheada com Camarões e Mirepoix de Legumes em Molho de Tomate com Leite de Coco


Uma deliciosa receita que une o sabor dos frutos do mar com o mix de legumes e o molho vermelho para arrematar qualquer pretensão!
  
Adoro frutos do mar! Talvez os mesmos estejam entre os meus alimentos preferidos quando tenho insumos que estimulem o seu preparo, afinal, nem sempre se encontra os mesmos frescos e sim congelados, por vezes com excesso de gelo e toque s de amônia para serem conservados. Mas esta crítica deixo de lado e reporto-me de imediato ao mirepoix, termo da culinária francesa que significa a mistura de alguns legumes (geralmente cenoura, cebola, salsão, pimentão) picados e refogados na manteiga ou oliva. Usaremos esta mistura com outros legumes e camarão para rechear as copas de lula. Depois tudo ao forno e na hora de servir um delicioso molho de tomates acrescido de leite de coco! Siga passo-a-passo que garanto não tem como não ficar saboroso! Acompanhe a Copa de Lula Recheada com Camarões e Mirepoix de Legumes em Molho de Tomate com Leite de Coco  


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

Lula:
8 copas de lula limpas
Um limão partido ao meio
Uma colher de sopa de sal grosso
Uma folha de louro
2 cravos
Dois cálices de vinho branco seco

Recheio:
500g de camarão médio limpos
3 colheres de azeite de oliva
1 colher de sopa de manteiga
1 tomate cortado em cubinhos
1 cebola picada
1 dente de alho picadinho
Meio maço de salsinha picada
1 alho poró pequeno fatiado
1 cenoura pequena cortada em cubos pequenos
1 pimentão pequeno cortado em cubos
1 fatia de pão dormido esmigalhado
Suco de um limão
Sal e pimenta do reino à gosto

Molho:
500g de tomate maduro sem sementes picados
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picadinho
50g de bacon picadinho
1 colher de chá de açúcar
3 folhas de manjericão picado
Sal e pimenta do reino a gosto
100ml de leite de coco

Preparo:

Recheio:
Em água corrente lave bem os camarões e depois seque-os em papel toalha. Aqueça a manteiga e o azeite de oliva em uma caçarola e junte o alho, a cebola e refogue. Some os demais legumes e deixe murchar. Acrescente os camarões e a salsinha e rapidamente – cerca de 2 minutos – refogue-os. Tempere com sal e pimenta, desligue o fogo e junte o pão esmigalhado misturando com cuidado. Reserve.

Molho:
Doure o bacon juntando a cebola picada com o alho. Acrescente o tomate picado. Quando levantar fervura, coloque o açúcar, as folhas de manjericão picadas, sal e pimenta do reino a gosto. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 min, mexendo de vez em quando. A panela deve ficar destampada para que o molho engrosse. Adicione o leite de coco e corrija o tempero. Peneire se quiser. Reserve. 

Lula:
Coloque água em uma panela, espete os cravos no limão, junte o louro e o sal e deixe ferver. Assim que isto ocorrer, coloque as lulas e deixe cozinhar por cerca de 5 a 7 minutos em fogo alto. Retire do fogo, escorra as lulas e adicione o recheio reservado. Feche cada lula com um ou dois palitos e coloque num refratário. Despeje com cuidado o vinho branco e leve ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 30 minutos. Retire do forno e sirva acompanhado do molho de tomate.






Nenhum comentário:

Postar um comentário