quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O broto de bambu

 

O takenoko pode parecer estranho, mas é comestível e saborosíssimo!
 


 
         A culinária japonesa é conhecida notoriamente como uma das mais saudáveis do mundo, estando estabelecida no consumo de carboidratos, peixes, frutas e vegetais frescos que é responsável pela longevidade e qualidade de vida de seu povo. Um deste ingredientes frescos e saudáveis é o takenoko - o broto de bambu - muito apreciado e consumido na boa gastronomia japonesa. Por vezes lembra a textura de nosso palmito in natura, mas possui sabor mais forte, textura mais crocante e repleto de propriedades anticancerígenas. Deve-se ter cuidado para que seja logo usado assim que for colhido, pois a oxidação pode deixá-lo bastante amargo, sendo necessário então cozinha-lo por várias vezes com uma pitada de bicabornato de sódio. Geralmente é encontrado em conserva, já cozido, como o palmito, e fresco só se encontra no início da primavera, quando os brotos crescem em velocidade espantosa. O bambu é da família Poaceae, da sub-família Bambusoideae. Tem dois grandes grupos de bambus: os lenhosos e os herbáceos. O takenoko pode ser preparado de diversas formas: misturado ao arroz (receita mais tradicional); assado; misturado a legumes e carnes; ensopado ou em conserva. Seu preparo é sempre muito fácil e rápido, não deixando margem a erros mesmo para os cozinheiros iniciantes na sua utilização gastronômica. Segue abaixo a receita do Broto de Bambu com Iscas de Filé. Divirta-se!
 


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

500g de broto de bambu
750g de filé mignon
Uma colher de sopa de manteiga
Uma colher de sopa de molho shoyu
Pitada de orégano
Fio de azeite de oliva
Sal e pimenta preta à gosto


Preparo:

Limpe e corte em fatias finas o bambu. Escalde em duas águas ferventes para amaciar e sair o amargor. Reserve. Pique o filé em pedaços pequenos e numa frigideira aqueça a manteiga com o azeite de oliva e em fogo alto, frite a carne. Junte o bambu e tempere com o shoyu e a pimenta mexendo sempre. Corrija o sal, salpique o orégano e sirva acompanhado de arroz thai jasmim ou branco normal.


 
 
 





2 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Sim, maravilhoso!

      Excluir