sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O Mousse de Alho


Neste belo final de semana, uma boa opção é encarar o fogão, sujar um pouco de louça e criar algo na cozinha. Falando em criar, em termos de inovação ninguém supera o chef catalão Ferran Adriá, proprietário e comandante da cozinha do conceituadíssimo restaurante El Bulli, em Barcelona, fechado ano passado. Ele já recebeu todos os prêmios relativos a cozinha e tem o seu empreendimento gastronômico condecorado com as 3 estrelas do Guia Michelin que significa cozinha de primeiríssima qualidade. Adriá exibe um cardápio revolucionário, constituído em experiências de forma, textura e descontrução de ingredientes. É comum em seu restaurante servirem, por exemplo, algo que parece uma mini-maçã, mas na verdade é camarão e possui cor azulada (!). Ou a sobremesa de cenoura - que é feita com um aparelho desenvolvido por ele a partir de observações de um secador de cabelo - que ao colocar-se na boca ela evapora. Enfim, a sua cozinha destaca-se por ser assim, fantástica. Trazendo um pouquinho desta criatividade para o nosso dia-a-dia, abaixo vai uma receita fácil de fazer e que antecede muito bem a um prato principal, o Mousse de Alho

 
Ingredientes:

500g de queijo ricota
1 lata de creme de leite com soro
2 colheres de sopa de maionese
4 dentes grandes de alho sem a casca
10 azeitonas verdes sem caroço
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (dissolvida como manda a embalagem)
4 colheres de sopa de azeite
sal a gosto
pimenta do reino a gosto

Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liqüidificador. Bata bastante. Unte uma fôrma a seu gosto com azeite. Despeje a mousse e leve a gelar por mais ou menos 3 horas. Desenforme, decore a gosto e sirva com torradas.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Que tal ficou?

      Excluir