terça-feira, 12 de março de 2013

Guia MICHELIN França 2013


O Guia MICHELIN 2013 chega às principais livrarias, bem como à Internet e aos celulares (site Michelin Restaurants ) a partir de 1º de março de 2013, revelando para seus leitores o que há de melhor em restaurantes e hotéis franceses. O Guia MICHELIN 2013 apresenta 8.768 estabelecimentos, dos quais 4.461 hotéis e bed & breakfast (hospedagem familiar) e 4.282 restaurantes.

Refletindo fielmente o savoir-faire francês e o domínio da arte culinária, a seleção Michelin 2013 apresenta um novo restaurante  , o La Vague d'Or, em Résidence de la Pinède, em Saint-Tropez, onde o chef Arnaud Donckele, de apenas 35 anos, formado em alguns dos melhores restaurantes, soube impor uma culinária de rara personalidade, qualidade encontrada somente em poucos chefs do mundo inteiro.

Como prova de dinamismo e da alta qualidade da gastronomia francesa, o Guia MICHELIN 2013 foi enriquecido de cinco novos restaurantes  : Yoann CONTE, à Veyrier-du-Lac, nos Alpes da Saboia; La Table du Kilimandjaro, em Courchevel, também nos Alpes da Saboia; William FRACHOT,  em Dijon ; La Marine, em L’Herbaudière, na Vendée, e o Auberge du Pont d’Acigné, em Noyal-sur-Vilaine, na Bretanha, e de 39 novos restaurantes , totalizando uma seleção de 596 restaurantes estrelados e 632 restaurantes Bib Gourmand, dos quais 98 são novos.

Sempre a procura de novos locais e de « pérolas raras », os inspetores do Guia MICHELIN  viajam o ano inteiro pela França, testando, cotidianamente, todo tipo de estabelecimento como brasseries, bistrôs, pequenos restaurantes, assim como restaurantes  de alto nível, em diversos estilos de culinária (francesa, italiana, asiática, moderna ou regional…). Anônimos, como clientes comuns, eles pagam suas contas. Mas como profissionais, eles avaliam cada prato, apoiando-se sobre 5 critérios: a qualidade dos ingredientes, a personalidade da culinária, o domínio dos cozimentos e dos sabores, a relação qualidade/preço e, logicamente, a regularidade.  Os restaurantes que se destacam recebem o Bib Gourmand ou as Estrelas, avaliação fundamentada na qualidade da gastronomia e atribuída de forma consensual pelos inspetores MICHELIN.

Por mais de um século, a coleção dos Guias Michelin facilita as viagens através de uma seleção dos melhores restaurantes, hotéis e bed and breakfast (hospedagem familiar) em todo o mundo. Hoje, são 24 Guias Michelin, cobrindo 23 países de três continentes.

O Guia Michelin França 2013 lista 8.768 estabelecimentos, dos quais 4.461 hotéis e hospedagens e 4.292 restaurantes e 596 restaurantes “estrelados”:

487 “uma estrela” dos quais 39 novos

82 “duas estrelas”  dos quais 5 novos

27 “três estrelas” dos quais 1 novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário