quinta-feira, 7 de março de 2013

A lula!


Deliciosa e de fácil preparo, a lula se dá bem até no espeto!


Aproveitei parte de minhas férias neste verão para bolar alguns novos preparos em cima de tradicionais receitas. Uma destas digamos, criações, foi a junção de uma iguaria que é tradicionalmente um fruto do mar de fogão com o mais típico instrumento gaúcho, o espeto. O resultado foi a receita que segue, o Espeto de Lula ao Molho Mediterrâneo. A lula pode ser encontrada em copas, das quais cortam-se os anéis e pode ser servida de várias maneiras, recheada, à dorê, à milanesa, em risotos, caldeiradas, pastéis ou salteadas na manteiga e oliva. Mas preparada deste modo, é uma novidade gourmet muito fácil, saborosa e criativa. Acompanhe!

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

600g de lula em anéis já descongeladas
50ml de azeite de oliva
Suco de um limão siciliano
Uma colher de chá de alecrim desidratado
Um dente de alho esmagado
Sal à gosto
Pimenta do reino moída à gosto

Preparo:

Junte todos os ingredientes – menos a lula – e misture bem, batendo para emulsionar. Leve a geladeira por cerca de 30 minutos, retire e misture novamente. Reserve. Em um espeto fino, espete os anéis de lula e leve ao fogo a média altura por cerca de 5 minutos cada lado. Retire, pincele com o molho generosamente e devolva ao fogo baixo para rapidamente dourar, cerca de 1 minuto de cada lado. Sirva em seguida.



                                                                                                                            

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Que tal? Fizeste?

      Excluir