terça-feira, 14 de maio de 2019

Quinta dos Bons Ventos 2017 Vinho Verde DOC - leve como uma brisa primaveril!


Você já deve ter ouvido falar em vinho verde, quase uma instituição cultural em Portugal! Agora possivelmente você não saiba é que o vinho verde de verde não tem nada! Pode ser branco, rosé ou tinto inclusive. Tal denominação não está ligada a sua cor, mas sim ao local onde o vinho é produzido - região localizada no noroeste de Portugal, situada ao norte entre as margens do Rio Minho indo até o Rio Douro, ao sul. Tal expressão “verde” é apontada por muitos conhecedores do mundo do vinho devido a alta acidez deste vinho. O verde é jovem e está pronto para ser consumido sem ter passado por períodos de maturação nas barricas ou em caves aguardando amadurecer. 

Um exemplar vindo d’além mar é o Quinta dos Bons Ventos 2017 Vinho Verde DOC elaborado com as castas Arinto, Avesso, Loureiro e Trajadura. De coloração amarelo palha quase transparente na taça, traz ao nariz uma boa carga cítrica – abacaxi, pêssego, lima e pera -  também toque floral e mineral. Em boca a citricidade e a mineralidade se repetem somada a acidez média presente. Muito fresco de beber, redondo, fácil de harmonizar ou mesmo para ser bebido sem companhia.  Um vinho simples, direto e como diria um enólogo português amigo meu, “sem frescura”!

Os vinhos verdes harmonizam com frutos do mar, bacalhoadas, risotos de frutos do mar, saladas com folhas verdes e leguminosas, sushi e sashimi.  

Possui 8,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser consumido na temperatura de 9 a 11oC.

Você encontra os vinhos Quinta dos Bons Ventos na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário