terça-feira, 21 de maio de 2019

Marquês de Cáceres Rioja Crianza 2014 - um espanhol de ótima "criação"


Os vinhos tintos espanhóis recebem 4 principais classificações: jovens, crianza, reserva e gran reserva. Os “jovens” pelo pouco tempo de armazenamento os deixa com leveza, frescor e tipicidade da casta sem passar por barrica de carvalho. Já os “crianza” refere-se a “criação” e está relacionada com o tempo de maturação desse vinho e sua disciplina nos processos de produção, com pelo menos dois anos de envelhecimento, dos quais seis meses deverão ser em barris de carvalho (com exceção da Rioja, que exige um ano), e o restante do tempo em garrafas. Os vinhos “reserva” envelhecem por no mínimo três anos, sendo o primeiro deles em barris de carvalho e o restante em garrafas. Estes vinhos são elaborados com safras de qualidade acima da média e, por isso, têm as melhores uvas na sua composição.  Por fim os vinhos espanhóis “gran reserva” tem produção somente em safras de excepcional qualidade. Devem amadurecer por cinco anos, dos quais 18 meses são em barris de carvalho e o restante na própria garrafa que será comercializada.

Um bom exemplar é o Marquês de Cáceres Rioja Crianza 2014 elaborado com 85% Tempranillo, 10% Garnacha e 5% Graciano.

De cor rubi profundo e aromas sedutores carregados de frutas maceradas – cerejas, amoras e framboesas – compota, alcaçuz e baunilha. No paladar uma delícia de vinho, madeira bem assentada na fruta, boca redonda, expressiva, taninos doces e macios, leve tostado e amplo final.

Excelente na companhia de charcutaria com queijos médios e fortes, carnes assadas, carnes de caça com molhos condimentados e paella valenciana.

Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser consumido na temperatura de 16 a 18oC.

Você encontra os vinhos Marques e Cáceres na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário