terça-feira, 11 de julho de 2017

Fairview Sauvignon Blanc 2007 - dez anos de safra e ainda vivo!

O vinho desta semana é um exemplar de Sauvignon Blanc originário da África do Sul – que por sinal merece ter suas propostas viníferas exploradas, afinal é um belo país produtor de vinhos. Abri no sábado à noite uma garrafa do Fairview Sauvignon Blanc 2007, da região de Paarl, imediatamente após ter degustado um exemplar desta mesma uva, mas de um vinho neozelandês. As diferenças ficaram evidenciadas e trouxeram a felicidade de novamente podermos comparar como os vinhos das diversas regiões do globo, de uma mesma casta, conseguem ser tão diferentes entre si. 

O Fairview apresentou coloração amarelo pálido, com ligeiros reflexos esverdeados. Logo se pronunciou ao nariz, trazendo aroma de tostado, limão, figo verde, mineralidade e frescor.  Na boca a secura tradicional do Sauvignon Blanc com leve acidez (mas muito menor que os exemplares da Nova Zelândia) e equilíbrio. 

Notas de casca de laranja, madeira, leve tostado no paladar e presença de açúcar talvez pelo fato desta safra ter sido colhida três semanas mais tarde do ideal. Ótima persistência.

Acompanhou muito bem uma caldeirada de frutos do mar com vários temperos e condimentos. Pode se dar muito bem também com peixes assados, saladas, queijos brancos e risotos a base de fundos claros. 

Ideal para ser bebido na temperatura em torno de 8oC. 

Graduação alcoólica de 13,5%. 

Você encontra vinhos da casta Sauvignon Blanc na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, não dirija! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário